Na linha da minha preocupação com o que como e com preocupação com a quantidade de proteínas diárias hoje vou escrever sobre proteínas, mas de forma leve que eu não sou nutricionista nem especialista em alimentação. Sei algumas coisas, sei o que funciona comigo, sei o que gosto.
Não sei se já escrevi por aqui mas eu não sou propriamente apreciadora de carne. Como frango e perú e muito raramente vaca, porco ou pato. Pato à Pequim é um dos meus pratos preferidos! O que eu gosto mesmo é peixe. Cá em casa quando o meu marido diz que peixe também é carne, a gozar comigo (eu sei que peixe é carne) a minha resposta é sempre: "O peixe não tem alma"
O almoço cá em casa hoje foi almondegas de carne de vaca, os rapazes primeiro estrebucharam mas depois raparam o prato...
Comecei por colocar azeite, cebola e cenouras a alourar. Depois de uns minutos retirei uma parte e reservei para fazer o MEU almoço. Ao tacho no lume juntei almondegas, molho de tomate, alhos (se colocarem os alhos a refogar ficam todos queimados), sal (pouco) e deixei 5 minutos. Nessa altura tirei parte do molho, sem almondegas e reservei novamente, mas separado do que tinha reservado anteriormente.
Coloquei 4 colheres de soja fina a hidratar durante 5 minutos.
Num pequeno tacho coloquei o molho de cebola, alho e cenoura com molho de tomate juntamente com a soja hidratada, juntei picante e uma colher de sobremesa de chutney de manga (ácido e doce simultaneamente). Servi com a cebola e a cenoura levemente refogadas que ainda estavam "al dente".
Sabiam que 100 gramas de soja tem 50 gramas de proteínas, enquanto que 100 gramas de carne de vaca pode ter entre 15 a 30 gramas de proteínas (depende se tem maior ou menor quantidade de gordura, ligamentos e coisitas assim)?
As fotos possíveis estão aqui:
Depois de hidratar durante 5 minutos e já no prato. A soja não tem sabor por isso ganha o sabor do refogado.
Eu adorei o meu almoço!
Quem tem vontade de experimentar?
Bye babies,
Sofia