Para uma pessoa com compulsão alimentar existem sinais que avisam que uma crise pode estar a aparecer. Quando começo a pensar como me posso "safar" dos putos durante 1 ou 2 horas e ir ás compras... para ter um tempinho para mim... para isto ou para aquilo, eu já sei que o que eu quero é mesmo atacar a despensa ou comprar comida.
Hoje foi um dia desses. Ás 14h tinha reunião no novo infantário do Joãozinho e pensei em deixá-los no Parque das Bolas para ir descansada. A minha mãe estava em Setúbal e podia ter-lhe pedido para ficar com as crianças mas eu tenho muita dificuldade em pedir esse tipo de favores quando posso encontrar alternativas. Mas quando cheguei estava fechado para almoço e abria precisamente ás 14h. Peguei nos 3 e lá fui para o infantário. Os rapazes ficaram no recreio a brincar e a minha menina esteve sempre comigo, muito calma e educada. Um mimo.
Correu muito bem. Depois lá os levei ao Parque das Bolas. Enquanto isso fui ao Modelo, passei pela Moda Alfa onde comprei um bikini por €5 e uma blusa de seda por € 13. Encontrei lá um dos sobrinhos por afinidade da minha irmã e via-se bem os olhos arregalados do puto a olhar para mim. É uma coisa que ainda custa um pouco a engolir: a reacção das pessoas ao facto de ter perdido quase 35 kg, mas tenho de me habituar. Daqui um ano já se habituaram e já nem ligam. Os meus filhos não notam diferença nenhuma em mim o que me diverte imenso. Perguntei ao Pipo se achava que a mamã estava muito diferente e ele disse que não, que estava igual. Amiguinhas: eu não estou nada igual!!!
Olhem lá: mais um antes e depois
e agora 3 anos depois pareço mais nova que antes...
Depois destas pequenas compras fui ao Lidl e a primeira coisa que apanhei foi uma embalagem de beijinhos de morango. Simplesmente as gomas mais viciantes do planeta...
Estas aqui:
Adoro... sou altamente viciada nisto. A semana passada, na quarta feira quando a minha mãe cá esteve fui ao Lidl à procura destas gomas e não haviam. Foi uma desilusão. Já não comia disto há quase um mês (e nessa vez fui totalmente apanhada pelo meu marido que descobriu o pacote vazio na gaveta de algodão e adesivos da nossa casa de banho).
Comprei pão, carne, iogurtes, manteiga, queijo, coentros, pimentos, caril. Fui pagar. Coloquei tudo no tapete e a última coisa que saiu da minha sacola foi o pacote de gomas. Depois de debater alguns segundos comigo pequei no pacote e disse: isto fica aqui senão eu como isto tudo sozinha. Desculpe.
Saí toda contente do Lidl. Cheguei a casa e comi 1 iogurte magro e 3 bolachas de alfarroba. O iogurte contou 48 calorias mas as bolachas não faço ideia. Mas mesmo que fossem 100 calorias cada, mesmo assim seriam 1/3 da quantidade de calorias do pacote de gomas (300 gr) porque cada 100 gr de gomas tem cerca de 330 calorias.
O facto de ter vivido com compulsão alimentar durante tantos anos e ter nos últimos anos perdido tanto peso ao mesmo tempo que tenho e vou continuar a ter crises de compulsão é que já sei a forma de ter ataques destes e me defender do aumento de peso. Eu sei que o meu corpo aguenta 2 500 calorias num dia de excepção sem aumentar o peso. Como? 2 dias absolutamente perfeitos, com muita proteína e vegetais e treino, 1 dia de abuso que não exceda as 2 500 calorias e nos dias seguintes reduzir para 1000 a 1200 calorias e treino.
Eu sei que podia ter comprado o pacote de gomas e tê-lo comido. Eu sei que conseguia controlar o meu peso, mas eu optei por não ter de fazer isso. Pensei na roupa que tinha acabado de comprar, nos vernizes novos da H&M que nem ainda estreei, no corpo que quero ter... e neste momento já não estou a falar de peso. Eu gostava muito de ter um corpo mais definido. Eu quero voltar a treinar musculação e melhorar.
E é por isso que eu hoje disse não ás gomas, não à gratificação imediata.
Beijos,
Sofia