Quinta-feira, 26.07.12

Um dia Deus (e a Internet) colocou o maridão no meu caminho e acho que ele é a maior graça que Ele me concedeu. Quando falo nele não posso deixar de referir a minha sogra que educou o filho transmitindo-lhe os valores que eu espero transmitir aos meus filhos: o respeito por si mesmos e pelos outros, força de carácter e generosidade.

 

Quando falo nele costumo dizer que ele é "a minha pessoa". Melhor amigo, confidente e o rochedo forte e inabalável.

 

E um dia apareceu outra pessoa. A minha amiga Mónica, a minha fashion adviser, uma pessoa cheia de carácter, séria e integra. Hoje ela foi morar para a Holanda. O marido foi contratado por uma empresa internacional, com sede na Holanda e lá foram eles... conto vê-la no Natal e está prometido que irei em Abril passar um fim de semana. Já comecei a pesquisar voos, o Hugo já me começou a falar sobre o país e os Holandeses (no ano passado um dos seus amigos também foi para lá trabalhar) e sinto aqui um nó, aqui uma dor.

 

Hoje quando cheguei a Lisboa, desliguei o motor, com a Raquel a dormir (os meus filhos dormem sempre nas viagens) chorei um pouco, em silêncio. Uma pessoa passa quase 40 anos para encontrar uma pessoa que possa partilhar uma amizade verdadeira e depois, puf, puf...

 

Além do Hugo e dos meus filhos, que amo de morte nunca disse amo-te a mais alguém. Na segunda feira, depois do nosso jantar, um abraço apertado sai-me um "amo-te" inesperado. De mim ela diz que fui a pessoa que no último ano mais a ajudou nas situações complicadas que passou, o fim de um negócio, o emprego d marido que o levava a estar fora do país 2 semanas por mês. Sou o seu exemplo de mulher, a minha fã n.º1, a pessoa que mais influenciou porque a minha história de vida, a minha forma de estar na vida e os valores que considero sagrados, a família, a honra, a verdade e sinceridade a levaram a avaliar a sua vida e a ter uma visão de si e dos outros mais realista e verificar que tudo o que a podia fazer feliz ela já tem.

 

Acho que devemos sempre dar graças pelo que temos. A saúde, nossa e de quem amamos, a segurança do amor do nosso marido, a aceitação de quem somos, por nós próprios é a única coisa que é necessária para a felicidade. Como a vida acontece enquanto fazemos planos, o mesmo acontece com a felicidade, todos perseguem a felicidade e não percebem que ela já existe dentro de nós, que vivemos, respiramos em liberdade e isso significa que a felicidade já a estamos a viver.

 

É que a dor é inevitável mas a felicidade é uma escolha, é um sentimento que podemos abraçar e escolher viver. Passei muitos anos ressentida, com raiva, ódio e isso só me tornou uma pessoa amarga e triste. E de repente, ou não tão de repente, percebi que o passado não podia continuar a viver no meu presente e muito menos condicionar o meu futuro.

 

Todos os dias de manhã é altura de decidir se vamos ser felizes. Há, por mais difícil que esteja a ser a nossa vida, pelo menos 1 coisa que nos enche o coração, pela qual estamos gratos, que nos faz sorrir. Concentrarmo-nos nisso e transpor para mais áreas da nossa vida nao me parece impossível. passo a passo, coisas, problemas que não nos parecem poder resolver diminuem de tamanho. Ou no pior dos casos, se uma situação não muda somos nós que temos de mudar. A trissomia 21 com que nasceu a Raquel foi a prova mais difícil que tive de enfrentar... mas eu consegui mudar a minha dor, raiva e sentido de injustiça, e começar a ver a Raquel como uma bébé, como uma criança, uma menina, linda.

 

Não consigo imaginá-la de outra forma, gostava de a ver desenvolver mais depressa; gostava que tivesse maior capacidade linguística, mas a sua essência não. Ninguém me dá os abraços que ela me dá quando estou triste. A sua capacidade de me confortar não tem igual.

 

Estou triste, mas vivo em felicidade. parece um contra-senso, mas não é...

beijinhos,

Sofia

publicado por 80nuncamais às 01:49 | link do post | comentar | favorito
Pizza a 26 de Julho de 2012 às 09:55
Sofia, mesmo não te conhecendo, és dos maiores exemplos para mim! A tua força, coragem e vontade de viver enchem-me o coração e espero no futuro ser tão boa mãe, tão forte e tão Pessoa como tu! :)
80nuncamais a 26 de Julho de 2012 às 12:18
O teu comentário faz-me sorrir, faz-me soltar algumas lágimas e coloca-me constrangida. Não posso dizer que sou mais Pessoa que outras pessoas nem sou melhor mãe do que outras mães (e espero que sejas bem melhor mãe que eu), tenho os meus momentos... Mas a vida deu-me muito de tudo. De dor mas também de alegria. Escolher que caminho seguir só nós podemos decidir. O que custa é perceber que nós comandamos o nosso próprio destino.
Eu também não te conheço mas sigo atentamente o teu blog e parece que já sou capaz de te ver, transmites uma grande alegria de vida. E quero dizer AINDA não te conheço porque espero um dia conhecer.
Um abraço apertado,
Sofia
dietaecomida a 2 de Agosto de 2012 às 14:43
Olá Sofia....
Tenho andado desaparecida aqui dos blogs mas hj tive um tempinho e aqui estou a por a minha leitura em dia :-)

Nunca fui uma pessoa com muitas amigas (amigas mesmo, não conhecidas) mas á uns anos comecei a trabalhar com uma rapariga da minha idade e demonos muito bem logo desde o inicio, tão bem que quando engravidei disse-lhe logo que ela é que iria ser a madrinha. em fevereiro deste ano ela mudou de serviço, estamos na mesma cidade mas noutro local, podes não acreditar mas o primeiro mês custou comucaraças
Hj passados uns meses, sei que se presisar dela posso contar com ela sem duvida alguma, mas no dia a dia afastamo-nos e ainda me custa, sinto que estou sozinha no aspeto das amizades, porque familiar também tenho o marido que é tudo o que eu podia pedir.....
O que te posso dizer, é que tens de seguir em frente, com a internet também podes manter o contato com a tua amiga mas no coração essa amizada não acaba....
Jinhos
80nuncamais a 3 de Agosto de 2012 às 08:42
Ainda ontem passámos uma hora a falar pelo skipe! Claro que a amizade se mantém mas custa! E eu não posso simplesmente comprar um bilhete para a Holanda... a distância é grande por demais.
Bjos,
Sofia
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Julho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
13
16
18
19
22
23
27
31
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO