Terça-feira, 19.06.12

Comecei a utilizar as sementes de linhaça trituradas no iogurte e anda-me a despertar o interesse pelas sementes de chia, que pelo que tenho lido são óptimas para eliminar gordura. A menina Luciana do blog Luciana, usa imenso as sementes de chia. Ela faz um lanchinho que me está simplesmente a dar água na boca: banana, sementes de chia e coco. Olhem só esta perfeição de lanchinho (e um cafézinho a acompanhar cai sempre bem... ehehe: eu adoro café):

 

 Imagem roubada do blog da Luciana aqui

 

 

Curiosidades desta semente:

 

  • Originária do México
  • Existe em grão, farinha e óleo (nas saladas, mas desta forma não tem os benefícios das fibras, encontradas exclusivamente na farinha e em grãos. Os demais componentes, como o ômega 3, permanecem inalterados).
  • Deve ser guardada no frigorifico
  • Deve ser consumida (1 colher de sobremesa, ou seja 25 g) 30 minutos antes de 2 refeições principais diárias (com fruta, iogurte)
  • Ajuda a perder peso, porque causa saciedade, o ômega 3 que contem combate a inflamação de gordura e a fibra que possui regula o trânsito intestinal e limpa dessa forma o organismo
  • Enquanto a aveia possui 9,1g de fibras por 100g, a chia tem 13,6g. Dessa forma proporciona mais saciedade, pois em contato com os líquidos no interior do estômago forma uma espécie de 'gel' que dilata o estômago, ajudando também no emagrecimento.
  • Tem um alto valor calórico (25 g tem 134 calorias) por isso não se deve consumir em exagero
  • Além de ajudar o corpo a entrar em forma, a chia colabora na redução do colesterol, controla a glicemia, ajuda na formação óssea, previne o envelhecimento precoce e melhora a imunidade do organismo

     

     

    E ainda: As sementes de Chia têm:

     

    · 2 vezes mais potássio que a banana

    · 3 vezes mais ferro que o espinafre
    · 6 vezes mais cálcio que o leite integral
    · 8 vezes mais ômega 3 que o salmão
    · 12 vezes o próprio peso: é o que ela absorve de água
    · 15 vezes mais magnésio que os brócolos

     

     

publicado por 80nuncamais às 11:15 | link do post | comentar | favorito
dietaecomida a 19 de Junho de 2012 às 12:42
Esqueces-te de dizer que sabem bem :-)
dietaecomida a 20 de Junho de 2012 às 09:02
Enganei-me...... quando estava a ler o teu post e lia sementes de chia estava a visualizar bagas de goji, sementes de chia nunca comi não faço ideia qual o seu sabor, mas a bagas de goji sabem bem e também são muito benéficas para a saude.

Jinhos
carla a 19 de Junho de 2012 às 12:55
Olá,
Por acaso também tenho passado no blog da Luciana e aquele lanche tem-me despertado muito interesse, tanto que já experimentei, mas sem as sementes de chia, ainda não consegui comprar, polvilhei com canela e coco e ficou muito bom, desconhecia todas essas propriedades destas sementinhas, obrigada por teres partilhado.
Beijinho.
Joana a 19 de Junho de 2012 às 14:27
Nunca experimentei sementes de chia! Tenho de experimentar ;)

Beijinhos e tem um resto de um bom dia :D
Pizza a 19 de Junho de 2012 às 20:55
não tinha noçao de todos esses benefícios!
tb costumo usar, mas não com tanta frequencia :)
bjs
tati felizzz a 26 de Julho de 2012 às 12:56
a uma semana estou usando essas milagrosas sementinhas estou me centindo muuuuuuuito bem recomendo bjkss tati felizzzzz
80nuncamais a 26 de Julho de 2012 às 14:04
Que bom! Ainda bem que está a resultar.
Fernanda a 11 de Setembro de 2012 às 16:20
Olá! Conheci a Chia a pouco tempo, comprei e comecei a fazer uso hoje. Estou anciosa pelos resultados. O que tem achado? Tenho usado uma colher (sopa) da semente 30 minutos antes de duas das suas principais refeições diárias (café da manhã, almoço ou jantar). Esquevi um post sobre a semente de Chia. Se quiser visitar meu blog: http://simplesmenteamo.com/
80nuncamais a 12 de Setembro de 2012 às 08:12
Olá, eu tomo 1 colher de sopa de Chia 1 vez por dia mas em dias alternados com sementes de linhaça no pequeno almoço, dentro de iogurte e eu acho que tanto uma coisa como a outra me têm ajudado principalmente na parte intestinal. Eu era muito presa e agora sinto-me muito melhor. Se retira ou não o apetite... eu tenho um distúrbio alimentar por isso só mesmo os farmacos permitem o controlo do apetite. Para quem não tem disturbios tenho ouvido que dá uma sensação de "barriga cheia".
Bjos,
Sofia
paulo a 1 de Março de 2013 às 22:32
Sou columbofilo e pretendo dar está semente aos meus pombos principalmente na última ração antes de estes irem a concurso mas como dizem l absorve todos os líquidos tenho receio k de imensa sede aos pombos alguém me poderá esclarecer está dúvida
Natália a 26 de Maio de 2013 às 10:43
Olá!
Comecei a tomar chia há uma semana, no pequeno almoço, coloco uma colher de sopa de sementes no leite, mas ainda não "vi" resultados em termos intestinais... Aliás, deve se um acaso, mas o meu intestino tem estado mais preguiçoso...

Natália
diana a 29 de Setembro de 2013 às 20:39
eu ja consumo e digo que nao tem qualquer sabor, tem feito imenso efeito e ja sinto os resultados, já lá vão 4kg em semana e meia. beijinho
millenna a 7 de Janeiro de 2014 às 00:48
gostei dessa noticia.agora vou meuda a minha alimetacao.
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Junho 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
14
15
18
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO