Terça-feira, 22.05.12

 

Na mira de deixar gradualmente de comer carne, tenho vindo a recorrer ao seitan e ao tofu. E descobri que não preciso de comprar seitan: posso, simplesmente, fazer em casa, usando a minha bimby.

 

Para fazer seitan é preciso antes de mais ter "gluten de trigo". Para fazer gluten de trigo é necessário:

 

  • 1 kg de farinha de trigo branca
  • 1 kg de farinha de trigo integral
  • 6 xícaras de água

 

Para fazer o gluten:

 

Misturar as farinhas de trigo e coloca-las numa tigela grande. Ir colocando água e amassando, até que se solte completamente das mãos.

Cobrir a massa com água e deixar repousar por cerca de uma hora. Depois, lava-se a massa dentro da bacia, em água corrente, até que a água deixe de sair branca (processo de retirada do amido). Este processo tem como finalidade retirar todo o amido da massa, de modo a ficar apenas a parte proteica (glúten). Para que todo o amido se desprenda da massa é necessário espremê-la bem com os dedos, e permanecer debaixo de água corrente. Ao lavar a massa, alterna-se água fria com água quente, terminando com água fria para que o glúten se contraia. Com os ingredientes que listei obtem-se 1 kg de gluten de trigo. 

 

Para quem não quer ter este trabalho pode comprar-se gluten de trigo da Bio provida (250 gr custa €4...)

 

Depois de se obter o glúten de trigo já se pode fazer o seitan.

 

Encontrei no forum da bimby a seguinte receita:

 

Nome da Receita:Seitan
Número de pessoas:Depende da fome
Ingredientes:
2 cebolas
50g de azeite
400g de água
20g de massa de pimentão
1 beterraba cozida mais o sumo da embalagem (quando já se compra cozida) - +/- 50g de sumo
20g de polpa de tomate
250g de glúten de trigo


Preparação:
Colocar no copo todos os ingredientes, excepto o glúten de trigo e a água. Triture 10seg, vel 5. Refogue de seguida, 6min, temp 100º, vel 1.

Junte a água e o glúten e envolva 20seg vel5.

Abra uma fralda limpa na bancada e deite a massa sobre ela. Faça um rolo cilíndrico do comprimento do tabuleiro da Varoma. Enrole a fralda e feche com linha dos dois lados.  Coloque no tabuleiro da Varoma e tape com papel de alumínio (não vai dar para colocar a tampa). coloque 800g de água no copo, 3 cravinhos, alguns grãos inteiros de pimenta preta e programe 40min, temp. varoma, vel 1.

 

Só acho que não vou usar a beterraba (joana tu podes adorar beterraba mas a mim só me sabe a terra!).

 

Dados interessantes: em cada 100 g seitan existem 19,6 g de proteínas, 3 g de hidratos de carbono e 0 g de gorduras, perfazendo um total de 90 calorias. Os valores podem variar um pouco, caso se use mais ou menos molho soyo.

 

Para quem não tem bimby: O gluten de trigo é cozinhado, em muita água em tacho (mais de 1h), ou numa panela de pressão (20 a 25 minutos) com molho de soja (shoyu ou tamari) e ganha assim uma consistência dura. Fica um preparado fibroso, que deve ser bem cortado em fatias. 

 

Pode-se ainda comprar o seitan em lojas de produtos naturais e ainda nas grandes superfícies como o Pingo Doce, Modelo, Jumbo.

Geralmente o seu período de validade é de 2-3 semanas, no entanto pode congelar-se. O seitan pode ser cortado ás fatias, aos cubos para usar em guisados, grelhados, assados, pode panar-se ou picar para rechear empadas, lasanhas.

 

Estou entusiasmada com isto e vou experimentar. Não sei bem quando... A construção da nossa casa que se encontra em fase de acabamentos rouba-me muito tempo, bem como o ginásio... 

 

O meu horário está assim: Levo as crianças ás escolas e perto das 10h estou na casa que estou a arrendar e faço algumas tarefas domésticas ou dirijo-me á obra. Seja uma ou outra, por volta das 12h 30 vou para o ginásio. Saio do Ginásio ás 14h. Vou para a casa arrendada e só aí tomo banho. Como a correr porque ás 3.ª e 4ª tenho de estar em Setúbal ás 15h30m (tenho de sair de casa ás 15h). Isso significa que só tenho perto de 45 minutos para comer, tomar banho, vestir-me e muitas vezes estender a roupa que coloquei a lavar antes de ir ao ginásio. É bem apertadinho. Á 6.ª feira só tenho de estar em Setúbal ás 16h, tenho mais 30 minutos.

 

O que gosto mesmo é da 2.ª e 5.ª feira, porque tenho mais tempo livre (para trabalhar...): só tenho de estar em Setúbal ás 17h30m. É na segunda feira que faço a maior parte das compras, que faço 2 tipos de sopa, que cozo massa (tenho de ter massa cozida no frigorifico porque a minha filha adora massa). É dia de limpeza grande. Afinal de contas com a malta em casa 2 dias seguidos não me deixam fazer nada (tenho de jogar WII, coitadinha de mim..., tenho de brincar  e jogar, ler histórias e por aí adiante, mas também tenho de ajudar a Raquel com os deveres da escola e fazer exercicios enviados pela terapeuta dela).

 

Geralmente, 1 ou 2 quinta-feira por mês, faço gazeta e vou almoçar com uma amiga, vou ao forum e vejo montras (e experimento roupa. o que eu adoro esperimentar roupa!) ou simplesmente fico em casa, de robe, a ver séries que gravei, a ler revistas ( e também faço um "veste e despe" na hall, em frente do guarda fatos que tem um espelho enorme, onde se encontram algumas peças que nunca usei porque AINDA não me servem. É com grande alegria quando posso finalmente tirar alguma peça desse guarda-fatos e passá-la para o meu quarto, porque já me serve) e não me preocupo com nada!

 

Amanhã, quarta feira: ir buscar o cartão único; ir escolher nova tinta para uma das paredes do quarto da Raquelinha; ir ao ginásio (tenho um treino novo, nas máquinas que estou a adorar mentalmente e fisicamente também porque me dói tudo. Mas eu adoro que me doa...). Almoçar, ir buscar crianças a Setúbal, ir á terapia a Lisboa, chegar a casa e servir o jantar. E depois? Ler os mails, ir ao face, escrever um post... e dormir.

 

Bye,

 

Sofia

 

 

 

 

 

 

 

publicado por 80nuncamais às 22:50 | link do post | favorito

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
17
21
23
24
25
26
27
29
31
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO
subscrever feeds