Adoro cozinhar!
Se me tivessem deixado poderia ter seguido para Culinária ou para restauro de móveis... mas, enfim... não falemos de assuntos tristes.
Hoje deu-me um vaipe e resolvi fazer empadas de frango com cogumelos e uma sopinha de creme de cenoura com espinafres.
As empadas que antes fazia eram com farinha normal, mas hoje resolvi arriscar e coloquei metade de farinha branca e outra metade farinha de trigointegral. Só para experimentar a ver se pegava. E ficou divinal. Usei queijo light, usei carne de frango assado picadinho, cogumelos, alhos, cebolas, azeite, leite, uma colher de farinha e nem um grão de sal!
Aqui ficam umas fotos:
De ingredientes um pouco alternativos, mas fáceis de encontrar (no Pingo Doce):
Depois de fazer a massa (250 farinha branca, 250 farinha de trigo integral, 100 gr de água, 150 margarina) estendida a massa (fininha) no tabuleiro de empadinhas/queques, ficou assim:
Dá para notar que a farinha é diferente...
Depois de recheadas as empadas foi altura para tapar com círculos de massa (usei um copo):
Coloca-se o círculo por cima do recheio, pressiona-se a tampa de massa com a caixinha da empada e começa e dobrar-se a massa para dentro e ficameio ondelado...
e depois de pincelar com ovo, fazem-se umas bolinhas de massa que colam nas empadas e põe-se mais um pouco de ovo:
Estas empadas com farinha de trigo integral foram ao forno a 180.º por 20 minutos e saíram assim:
Apetecia-me acompanhar com uma boa salada de tomate, mas gastei ontem os tomates na sopa de tomate com ovo escalfado e crotons (feitos por mim no forno), por isso resolvi acompanhar com uma sopa.
Fiz a minha sopa base (cebola, alhos, corgete e cenoura) e o creme de cenoura ficou super aveludado. Para quem como eu evita comer hidratos de carbono á noite a corgete é uma boa opção a usar na sopa e tem uma consistência que se assemelha à batata. Este vegetal é muito pouco calórico, tem 17 calorias por 100 gr e constitui uma excelente fonte de minerais como o magnésio e o ferro. Não tenho muito o hábito da couve flor mas é também uma excelente opção porque tem o mesmo tipo de consistência e é muito rica em em cálcio e vitamina C, contrariamente ao que acontece com a batata que é principalmente fonte de hidratos de carbono. Na casa da minha mãe, a variação era o chuchu, que na sopa não se nota. Depois coloquei espinafres na sopa quente e deixei a bimby a mexer no sentido contrário, para não estragar os espinafres. E para finalizar juntei uns coentros frescos.
Aqui fica as fotos do meu jantar:
Comi uma única empada mas apetecia-me comer mais umas quantas. A massa ficou suave, macia e o recheio estava super cremoso. Tenho no frigorifico 2 caixinhas, com massa já feita e o recheio de cogumelos e frango, que vou congelar e fazer no fim de semana, mas em tarte. É só preciso juntar 3 ovos ao recheio e fica pronta.
Fiquei deliciada com este jantar. Adoro mesmo cozinhar e gosto quando todos apreciam a minha comida.
E vocês? O que jantaram?
beijinhos,
Sofia