Domingo, 20.05.12

Já aqui tenho referido o bem que o meu ginásio me tem feito. Considero-o o meu local de relaxamento, de escape, até diria quase um templo. Ao mesmo que o meu corpo sofre alterações também eu mudo interiormente.

 

Tenho plena conciência que desde o nascimento da minha filha entrei numa depressão. A depressão é uma das doenças mais frequentes em doenças psiquiátricas. Aceita-se, hoje, que  em 4 mulheres e 1 em cada 10 homens podem vir a ter crises depressivas durante a sua vida.
 
A Depressão é um Transtorno Afectivo (ou do Humor), caracterizado por uma alteração psíquica e orgânica global, com consequentes alterações na maneira de valorizar a realidade e a vida. Eu sentia que não tinha a vitalidade, quer fisica quer mental, de antes. Sentia-me muitas vezes triste, não me dava valor, achava que tudo ia correr mal, que nada de bom me iria acontecer. Se algo corria mal eu pensava logo que a culpa era minha...
Quando decidi que ia deixar de ser obesa (tinha obesidade mórbida, imc 42, com 90 kg, 1,47m), primeiro pensei na alimentação e só depois no exercicio fisico. Mais que a alimentação foi o exercicio fisico que tem contribuido para o meu actual estado de espirito. Desde que comecei a levar o exercicio fisico "á séria" que sinto que estou menos tensa, tenho maior auto-estima, penso, raciocino mais rapidamente e sinto-me muito mais feliz.
Tenho pesquisado sobre isto e descobri que existem estudos efectuados que comprovam que a prática de exercicio fisico contribui para melhorar a saúde em geral. O exercicio fisico liberta no cérrebro substâncias que nos trazem paz e tranquilidade. São as endorfinas que estão ligadas ás sensações de bem-estar e prazer.
Por ser um potente libertador de endorfina o exercício físico cria (boa) dependência quando praticado regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer. 

E é isto que me está a preocupar um pouco... Há perto de 2 semanas, estava a conversar com uma amiga sobre como estou, fisica e psicologicamente e falei no bem que me está a fazer o ginásio, como ir 6 vezes por semana me mantém focada, positiva e equilibrada. A sua reacção foi surpreendente e magoou-me. Alertou-me para o facto de me estar a tornar dependente do exercicio fisico e estar a substituir uma dependência (comida) por outra (ginásio). E colocou-me a seguinte questão: O que vou fazer no verão uando as crianças estiverem em casa e não poder ir ao ginásio? Não consegui responder ao que ela me disse.
Demorei 1 semana para vocalizar ao meu marido (que é afinal de contas o meu melhor amigo) esta preocupação. A resposta pronta dele tranquilizou-me: "quando as crianças acabarem as aulas, em Julho, já vamos estar na nossa casa e com o ginásio montado no sotão (eliptica, banco de exercicios, pesos, bicicleta e step) vais poder continuar os teus treinos." E fiquei de boca aberta... o maridão tem uma abordagem tao directa e concisa face aos problemas que me faz ter a certeza que "não são os opostos que se atraem, são sim que se complementam". Enfim... estava eu aqui toda preocupada,a reagir emocionalmente... e para quê?
É que eu reajo em relação a algo e ele age. E isso é uma atitude bem mais positiva! 
Antes de frequentar o ginásio onde estou, estive no Viva Fit e cheguei a um ponto em que já fazia o nìvel "expert" em quase todas as máquinas; a quarta feira de abdominais era um dia normal (toda a gente se queixava e eu não). Passei a ficar lá mai tempo, entre 45 a 60 minutos, até que comecei a perceber que isso não era olhado favoravelmente por algumas instrutoras. O que fazia era chegar a casa e fazer jogos de exercicios na WII durante mais 1hora a 1hora e meia. Isso começou a ser insuficiente e passei a fazer também um treino de 30 minutos de Yoga (também na WII) antes de me deitar.
Depois isso também se tornou demasiado fácil e já não obtinha grandes resultados e foi aí que me inscrevi neste ginásio. Comecei por fazer treino cardio nas máquinas, depois cardio com musculação, passei a fazer aulas de localizada e step. Depois fui experimentar as aulas de spinning e fiquei viciada. Hoje em dia faço 6 dias por semana exercicio no ginásio e Adoro!
Se me assusta saber que durante 2 meses e meio só vou poder ir ao ginásio 2 vezes por semana??? Claro que sim! Mas existem ainda algumas alternativas: a WII, os treinos da Jillian Michaels e jogar á bola com as crianças. Não esquecendo também que vou passar a viver numa casa com 4 casas de banho... há muita limpeza a fazer.
Mas estou optimista e sei que vai ser um grande verão. Dia 1 de Setembro de 2012 faço 3 anos de mudança de vida. Quero nesse dia ter chegado ao meu objectivo (55 kg). Será que vou conseguir???
Beijinhos,
Sofia
publicado por 80nuncamais às 03:15 | link do post | favorito

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
17
21
23
24
25
26
27
29
31
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO
subscrever feeds