Não... não sou eu essa tal pessoa negativa!
Fui ao ginásio e quando cheguei já não havia vaga na aula de spinning e fui fazer máquinas. Fiz 2km de remo e 30m de elíptica. O suficiente para gastar 600 calorias (assim disseram as máquinas). Enquanto estava na elíptica fui falando com uma moça que voltou em Abril ao Ginásio, depois de 6 ou 7 meses off. Ela está a fazer treino com um dos professores para conseguir fazer uma prova física, para entrar em XPTO... desculpem lá não dizer onde ela quer entrar. E o que vejo eu???
Não é a capacidade física que vai influenciar a entrada dela... é a atitude negativa dela que vai condicionar o resultado do treino! Olho para ela com uma certa pena, pois a sua visão negativa sobre as pessoas que frequentam o ginásio, os professores e o próprio ginásio vão impedir que beneficie de um treino melhor. Temos um professor que já pesou 40 kg mais do que hoje... temos um professor que dá spinning e dá stretching (isto é uma combinação quase inusitada, acreditem). Temos outro professor que a pode ajudar imenso porque também está a tirar um curso de nutrição.
Mas ela só vê que um está sempre na palhaçada, que outro é um pouco rigido e outro, o outro não sei porque ela não gosta dele. Eu tenho aprendido tanta coisa com estas pessoas. Tenho sido acarinhada, incentivada e louvada até pelo meu esforço e pelos resultados. Custa-me que ela pense que eu já fui magra, que ela pense que eu perco peso com facilidade, que não tenho problemas. Se ela soubesse... Desmistifiquei o da magreza, falei-lhe como o ano passado engordei uns 7 kg quando o meu Joãozinho foi internado uma semana e disse-lhe que todos nós somos mais do que aquilo que aparentamos... que dentro de todos nós existem mágoas, dores e também desespero. Pedi-lhe para que ela desse uma oportunidade ás pessoas que a rodeiam, que não as julgasse tão rapidamente.
Não acredito que existem pessoas mais fortes que outras, como ela acredita, não acredito nisso! O que acredito é que algumas pessoas estão prontas para mudar e outras não. Ainda não sentiram o "click". E espero que o dela venha rapidamente. Que aceite ela é a responsável sobre as suas acções, as suas escolhas. E acredite que tudo é possível. Ela pode concretizar os seus sonhos, mas tem de trabalhar, continuar a trabalhar, o corpo, a mente e amar-se mais.
Tenho algumas "quotes" que são a minha ancora em alturas mais dificeis, algumas estão na minha carteira, outras na porta do frigorifico e outras nos meus caderninhos de "alimentação e treino". Uma delas, que me dá força e me encoraja a continuar é:
"You will remain the same, until the pain of remaining the same is greater than the pain of change"
beijinhos e bom feriado,
Sofia