Segunda-feira, 31.10.11

61.7 kg

 

Desde há uns meses para cá ando sempre ansiosa para que me tirem fotos... antes de perder peso cada vez que via uma foto minha só me apetecia rasgá-la mas agora quero que me tirem fotos e nunca me tiram.

 

Mas hoje a educadora do Pipo tirou algumas fotos e entre todas as desfocadas que tirou salvou-se uma.

 

Aqui está!

 

 

Sobre a Ra e Af está tudo no bom caminho! E começam a chover elogios (novamente) sobre a minha forma física.

 

É um misto de elogio/recordar-me como estava tão gorda... não é propriamente agradável.

 

Hoje tomei café com o meu tio A. e depois de lhe relatar os meus novos treinos, o meu tio recorda-me que antes estava uma bola e que segundo algumas pessoas se podia dizer "já chegaste lá". Relembrei-o que o peso que tenho hoje está perto do peso que tinha quando conheci o meu marido (15 anos em Dezembro) e que nessa altura não se podia dizer que estava magra.

 

Na minha família, gordos, gordos são só 2 pessoas: eu e a minha irmã... e podem crer que nunca ninguém se coibiu de o apontar... e o meu tio espera que eu continue a ser uma das gordas? Quando passar a novidade de ter perdido quase 30 kg, os olhares espantados e os parabéns... quanto tempo será que vai passar até começarem com as piadinhas, os trocadilhos, as indirectas??? Nenhuma das minhas tias e primas tem mais de 55 kg... por isso... serei sempre a gorda.

 

Há 2 anos na festa de natal a minha irmã ao comentar a sua última visita a Barcelona, estava toda entusiasmada porque "as espanholas são gordas que dá dó" e foi a uma loja onde ela era "magra" em comparação com elas... como é que se pode estar tão  contente por ter ido a uma loja de tamanhos grandes comprar roupa??? Trouxe-me uma blusa preta e nunca a vesti... nunca sequer a provei... quando mudei de casa este verão aproveitei para a deitar para o lixo!

 

Isto choca-me!

 

Ao longo dos últimos 2 anos tenho-me distanciado cada vez mais da minha família e mantenho um contacto ocasional proporcionado pelas festas de aniversário. A última foi nos primeiros dias de JUNHO! Desde essa altura só vi a minha tia J. e o marido, o tio A. (com quem almoço regularmente), a minha tia T. e o marido da minha prima R.

 

Pois...

 

É bem provável que só os encontre na festa de natal... Na minha família fazemos o "familiar secreto". Na festa de S. Martinho tiramos um nome dentro de um saco e oferecemos-lhe uma prenda no natal. Presentes são para as crianças e o familiar secreto é para os adultos. Tem a sua piada... Não se dá logo o presente á pessoa, nope. Primeiro damos uma descrição da pessoa e todos tentam adivinhar quem é. No ano passado a minha irmã só teve dizer: "A minha amiga secreta é uma pessoa que este ano está muito diferente" e todos disseram o meu nome.

 

Eu tinha 65 kg... este ano... imaginemos que tenha 59/60 kg na festa de natal. 5 kg pode parecer nada, mas em mim nota-se bem, e nota-se ainda melhor porque como faço exercício físico o corpo ganhou novos contornos e minha própria postura é diferente.

 

Sabem o que me ocorre? Quanto querem apostar que vão perguntar-me se ainda quero perder mais peso... e deixar implicito que estou obcecada com a perda de peso e que me vou tornar anoréctica e viciada em exercício físico.

 

O meu marido aconselha-me a fazer-me de parva e dizer que só perdi 2 kg no último ano e que estou a manter o peso... negar, negar e negar!

 

Sempre é uma alternativa... não tenho necessidade de andar a justificar a minha vida. Poxa, já tenho quase 40 anos, não sou nenhuma miúda!

 

beijinhos,

Sofia

 

 

publicado por 80nuncamais às 21:52 | link do post | comentar | favorito
cell a 1 de Novembro de 2011 às 08:58
Bem...vives mesmo com uma pressão enorme! Eles não tem a mínima consciencia do que sentes..e se calhar, nem a capacidade de compreender. São pessoas com vivências diferentes..mas sabes uma coisa..tudo isto te tornou uma pessoa muito mais forte que eles, muito mais vivida, experiente, sensível e sensata...como mãe, tens uns atributos inegualavéis. Tiro te o meu chapéu...continua, atrás do teu objectivo, e ninguém tem nada a ver com isso!
80nuncamais a 3 de Novembro de 2011 às 00:51
O que tu dizes tem todo o sentido e eu quando estou mais "racional" também penso assim mas depois vem-me a parte emcional ao de cima e crescem-me as inseguranças. obrigada pelas tuas palavras.
Beijinhos,
Sofia
dietaecomida a 2 de Novembro de 2011 às 09:17
UAUUUU.....Tás em muito boa forma física sim senhor :-) parabéns

Sobre a tua família, acho que o teu marido tem razão, não lhes ligues e diz que já não fazes dieta e só mantens o peso....

Jinhos
80nuncamais a 3 de Novembro de 2011 às 00:53
Pois isso da família paaece que vai ter de ser mesmo assim... mas agora a boa forma física... lol! ainda sou a mais gorda das aulas no ginásio! Mas és muito dimpática e por isso te agradeço.

Beijinhos,
Sofia
Lilith a 2 de Novembro de 2011 às 15:57
estás lindona, sim senhora e não deixes que ninguém te tire isso: é mérito teu! na minha família há imensa gente gorda que querem que toda a gente se empanturre de comida...é parecido! A família não se escolhe e aqueles familiares chatos e arrogantes, temos que aturá-los nestas alturas festivas mas também não podem ter mais importantes do que aqueles que realmente nos apoiam e querem o nosso bem!
continua assim :) um bruxinha vencedora!
beijos :)
80nuncamais a 3 de Novembro de 2011 às 01:01
Obrigada. Fico até um pouco encavacada, porque fico na dúvida se esta é mesmo a minha forma física ou se é simpatia da máquina. Ainda hoje estive no Toys r'us e quando passei pelo espelho fiquei a pensar se também compram os espelhos no mesmo sítio da cortefiel, zara e H & M (lembras-te de já ter falado nisso há uns tempos atrás? Quando eu disse que os espelhos dessas lojas me faziam muito magra e o meu Hugo disse "Mas tu és! tão magrinha).
Começo a acreditar que estou a ficar mais bonita e isso tras-me muita alegria porque nos últimos 15 anos andei a encharcar.me em comida e tristeza como um alcoolico com vinho.
Obrigada,
beijinhos
m. a 2 de Novembro de 2011 às 19:01
Qual é mesmo a receita .. para perder peso?
Já vais a menos 20, não é mesmo?
Parabéns :)
80nuncamais a 3 de Novembro de 2011 às 01:12
Marta,
Só uma coisa faz perder peso... gastar mais calorias do que as que se consome... AF e RA, ou seja actividade fisíca e re-educação alimentar. Ahhhh e também se precisa de ganhar um bocadinho dde vergonha na cara!
Nos últimos 2 anos e 2 meses perdi 27 kg. Já estive mais longe do meu objectivo e já estive muitas vezes prestes a desistir, a pensar que não era capaz. Felizmente, podemos sempre recomeçar.
beijinhos,
Sofia
Susana a 3 de Novembro de 2011 às 15:53
Oi linda,

Algumas crianças da creche da minha filhota também choraram quando me viram entrar (ainda por cima já tinham tido a visita da "bruxa coordenadora") tive de tirar o nariz com verruga e a peruca vermelha para eles me reconhecerem e deixarem de ter medo. É claro que então a minha filha também me reconheceu.
O filhote teve um dia mau na escola mas depois com os doces em casa e abóboras pela casa e decorações lá acabou por desanuviar e se animar.
Quanto à tua família penso que lhes estás a dar demasiada importancia, que não me parece que mereçam. Borrifa-te para eles e não mintas para que te deixem. Responde-lhes com perguntas ou reticências e quem sabe algumas verdades (já que gostam tanto delas).
vais ficar anorexica? "Quem sabe?" (sempre com um sorriso), Vais emagrecer mais? "talvez me transforme em anorexica, quem sabe?", não achas que estás obcecada por perder peso? "não mais do que outras pessoas por fazerem piadas sobre o meu peso".
Eu costumo dizer que sou gorda mas não sou bruta, nem estupida nem inconveniente nos meus comentários ...até ver.
beijocas e orgulha-te de ti pois no dia em que o fizeres os outros pouco te importarão.
Nuno Martins a 3 de Novembro de 2011 às 23:08
Olá, descobri o teu blog por acaso e emocionei-me muito a lê-lo... E isto porquê??
O meu nome é Nuno, tenho 35 anos e actualmente peso 84kgs e meço 1,66mts.
Mas em Fevereiro deste ano pesava cerca de 120kgs!!!
Devido a vários problemas, pessoais/profissionais, engordei muito ao longo de vários anos e deixei-me andar...
Mas este ano a minha vida profissional teve uma mudança e fui para um sítio onde fiquei um pouco "melindrado" com o excesso de peso... Mas a minha sorte é que tenho um ginásio lá no serviço e os meus colegas começaram a incentivar-me para o exercício físico.
Comecei muito lentamente e com algum custo e ao mesmo tempo mudei os meus hábitos alimentares, os meses foram passando, os resultados cada vez mais visíveis, o gosto pelo desporto a ser cada vez mais e o resultado foi que em 8 meses já perdi cerca de 35kgs, faço desporto todos os dias, e recentemente comecei mesmo a participar em provas de corrida.
O meu objectivo final é atingir os 70kgs e depois naturalmente não voltar a passar disso.
A minha opinião é que quando há vontade tudo se consegue, umas vezes mais rápido, outras mais lentamente, mas se não se deixar ir abaixo chega-se lá.
Em relação aos terceiros (família ou não), por vezes faz-lhes confusão e inveja a nossa vontade, coragem e determinação e tentam "minar" essa nossa determinação, mas temos de ter sempre a cabeça erguida e não ligar "às vozes da reacção".
Boa continuação na "luta" e não te deixes esmorecer pelos outros.
Nuno
80nuncamais a 5 de Novembro de 2011 às 00:44
Nuno,
antes de mais os meus parabéns. Tudo o que alcançaste é de louvar e a tua postura é admirável. O teu comentário tocou-me bastante e não resisti a lê-lo ao meu marido que disse "assim fala quem sabe, quem passou pelo que tu estás a passar" e mais uma vez me relembrou que vivemos por nós e não pelos outros, pois como dizes a nossa determinação em alcançar os nossos objectivos parece que faz sombra às outras pessoas. Quando comecei a perder peso, os primeiros 15 kg foi só incentivos, quando cheguei aos 20 kg, com 70 e com um imc de obesidade as mesmas pessoas que antes me tinham dado os parabéns começaram a dizer-me que estava bem assim, para não perder mais peso... agora que já perdi 27 kg e tenho o corpo que tive toda a minha juventude, até aos 25/27 anos, cada vez se torna mais notório que me começam a olhar de lado e a tirar as medidas... e querem-me fazer sentir que já alcancei o que tinha a alcançar quando eu sinto, eu sei, que ainda tenho muito para fazer até me sentir bem comigo mesma. Felizmente , ainda existem pessoas que estão verdadeiramente contentes com o que já alcancei, a minha sogra e o meu marido têm sido grandes apoiantes e incentivam-me imenso. Esta semana recebi elogios inesperados, 3 pessoas no meu ginásio vieram de propósito dar-me os parabéns e dizerem-me que estou muito mais magra e mais bonita. São pessoas assim que contam e não aquelas que nos querem deitar abaixo. Por isso, como dizes vou continuar na "luta", porque eu sei que vou alcançar o objectivo pelo qual trabalho.
Obrigada pelas tuas palavras, pelo teu testemunho e pelo incentivo. Tudo de bom para ti,
Sofia
Nuno Martins a 5 de Novembro de 2011 às 01:33
Pois é Sofia, temos de viver por nós mesmos, porque se não somos nós a fazer ninguém o faz por nós...
Ao princípio quando comecei, as pessoas mais chegadas que eu considerava amigos, nem uma palavra de incentivo me deram, olhavam para mim com aquele ar irónico de "deves conseguir, deves...", mesmo quando começaram as surgir resultados, olhavam para mim e não diziam nada, enquanto isso, 3ªs pessoas que não me eram chegadas, como os meus colegas de trabalho, sempre me ajudaram e incentivaram, principalmente com o desporto, tiveram paciência, ensinaram-me a correr novamente, prejudicaram os seus treinos para me acompanharem e isso sim marcou-me imenso...
Agora que os resultados "saltam à vista" os "ditos amigos" já reconhecem e dizem "estás mais magro" ou "estás diferente" e roem-se todos de inveja por dentro porque já estou melhor que muitos deles, principalmente na parte física, como te disse anteriormente já faço provas de corrida (estrada e montanha) em que chego a estar mais de 2h seguidas a correr, coisa que eles nem em pensamento conseguem eheheh.
Peço desculpa este meu "tom rancoroso" mas a vida ensina-nos muitas coisas e uma delas é que há muita gente que não consegue aguentar e lidar com o sucesso e a felicidade dos outros.
Mas pronto, felizmente que nem toda a gente é assim, e também tive muita ajuda e companheirismo, principalmente dos meus colegas de trabalho e da minha mulher, que tem sofrido um pouco com esta minha nova mania do desporto...
Boa continuação para a tua "luta" e cabeça sempre erguida ;-)
Nuno
DeepestSoul a 7 de Novembro de 2011 às 14:23
olá!

Vi poucas fotos tuas desde que comecei a acompanhar o site! Penso que foi a 2ª foto que vi, mas deixa-me dizer-te que estás muito bem! Nem sequer consigo olhar para esta foto e dizer que estás cheinha! Pareces-me uma pessoa com peso normal!
Muitos parabéns pela grande força que tu tens!
Bjs!
80nuncamais a 8 de Novembro de 2011 às 11:54
Obrigada!
Nem magrinha, nem cheiinha... só quero um dia ser "normal"
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
18
19
20
22
23
24
26
27
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO