Domingo, 30.10.11

Como já aqui tenho escrito todos os fins de semana acabo por aumentar um kg... as segundas são mesmo o pior dia da semana. Na sexta feira comecei a pensar nisto e a pensar acabar com esta situação.

 

Foi preciso muito planeamento e trabalho mas o dia de sábado correu muito bem... vamos ver no domingo.

 

O que acontece é que como vou ao ginásio ao sábado e domingo de manhã acabo por chegar em cima da hora de almoço e fazer uns almoços que não são nada de recomendar... especialmente porque o acompanhamento é batata frita. E como quando chego já estão todos a uivar de fome, deixo a salada para fazer no fim. E depois quando a sirvo já se entupiram de batatas fritas e pouco ou nada ligam á salada.

 

Planeamento. esta foi a palavra chave. Pois então, se eu durante a semana consigo controlar a minha alimentação e sirvo sempre uma refeição saudável também aos meus filhos em que nunca falta uma bela sopa porque não fazer o mesmo ao fim de semana. É tudo uma questão de planeamento.

 

Por isso na sexta feira comprei 2 embalagens de almôndegas de vaca. Fiz um refogado básico com o meu segredo... a cenoura cortadinha no tamanho de uma unha e fininha, acreditem que fica muito bem. Depois de fazer o refogado juntei imediatamente um copo de água e deixei ferver. Quando ferveu juntei as almôndegas, os temperos e deixei cozinhar. Não ficaram fritas! Mais um estufadinho... juntei a polpa de tomate e já está. Na sexta feira servi ao maridão 7 almôndegas com esparguete ao jantar e guardei no  frigorifico as restantes. As crianças comeram sopa, fruta e iogurte (as minhas crianças por norma não comem 2.º prato ao jantar... por opção deles que cá em casa há sempre montes de comida. Eu simplesmente adoro cozinhar).

 

No sábado, quando cheguei o maridão estava a escorrer massa e a juntá-la ás almôndegas num tacho. Eu tomei a decisão de não os acompanhar nesta refeição. Lamento! Aqueci um hambúrguer de atum, juntei uma batata doce assada no forno e salada de alfaces com coentros. Para temperar usei 1 colher de sobremesa de molho de manga. Fiquei muito satisfeita.

 

Para o jantar fiz sopa de cenoura com espinafres para todos e fiz coquetes para eles. Usei a minha bimby para fazer tudo. O preparado dos croquetes fiz na sexta feira porque fica melhor se repousar 24 horas no frigorifico. Ali no momento fiz o meu pão ralado, usei pão já durinho, umas tostas de trigo, 2 alhos e coentros. Ficou com um aroma fantástico.

 

Enrolei 2 dúzias de croquetes com as minhas próprias mãos, passei pelo pão ralado, depois no ovo batido e novamente em pão ralado. Fritei-os e servi-os com salada de tomate e cebola e enquanto o Pipo e a Raquel comeram o resto do esparguete (simples, só cozido em água, azeite e sala hiposódico) do almoço, o pai e o Joãozinho comeram batatas fritas. Eu fiel á minha decisão de não engordar este fim de semana comi a sopa que estava muito cremosa e um iogurte sveltesse de baunilha (43 calorias por iogurte).

 

Estes croquetes que fiz em casa mereceram a aprovação de todos. Foi bastante emocionante ouvir o meu marido dizer que preferia os meus croquetes feitos em casa que os congelados do supermercado. Na semana passada fiz rissóis... fiz a massa, o recheio, o pão ralado (mas com alho e azeitonas) e também gostaram muito... O maridão diz que nesta casa não se volta a comer rissóis congelados porque os meus têm muito melhor sabor.

 

São mesmo estes momentos que nos trazem a maior felicidade.

 

Amanhã tenho aula de spinning de manhã ás 11h30m... vou chegar a casa a roçar as 13h. Vou fazer a massa de pizza antes de sair de casa, estendê-la e deixá-la já preparada para ir ao forno antes de sair de casa. vai correr tudo bem. Quando chegar as 12h30m a pizza básica de chouriço (que o Joãozinho adora mas eu nem cheirá-la) já vai estar na mesa e vai estar já outra base já estendida á minha espera. Eu faço as pizzas em 2 fazes, 1.º ponho a massa no forno 5 a 8 minutos, depois tiro-a ponho o molho de tomate, o recheio e o queijo. bastam mais outros 10 minutos e a segunda pizza fica feita.

 

A segunda pizza é sempre mais saudável que a primeira. leva geralmente cebola em luas, cogumelos, milho e pedaçinhos de perú ou frango já cozinhado que se vendem no supermercado e parecem um chourição. E claro um punhado de queijo ralado sem grande exagero, preferencialmente um light, mas se não houver uso o do Lidl. tem 200 calorias por 60 g... uso umas 100g, metade do pacote nas 2 pizzas. Se contabilizarmos a coisa eu como 1/8 do queijo... não chega nem a 100 calorias em queijo!

 

Eu não sei como alguém tem paciência  para ler os posts que escrevo... Eu escrevo para XUXU... mas eu já tinha avisado que este blog não é leve e fofo, bubly... nope.

 

Aqui é o meu mundo, a minha casa e eu como anfitriãn convido-vos a conhecerem a minha casa, passando por divisões outras que a sala de vistas, onde uma mesa de chá está posta com scones, para verem que a cozinha tem uma pilha de louça por lavar e no chão da cozinha estão espalhados alguns brinquedos e o gato a dormitar no lugar onde os raios de sol que entrarm pela janela aquecem o seu corpo.

 

Por isso, meus caros convidados espero que gostem e voltem sempre. Eu aqui estarei... com ideias para refeições, para falar dos meus treinos, das minhas dificuldades, e vitórias... sabem que hoje acordei com 62.500 kg???

 

Boa noite... são 3h e 12m na hora nova... ai, ai, ai... e as crianças daqui a pouco vão acordar...

 

beijinhos,

Sofia

publicado por 80nuncamais às 02:19 | link do post | comentar | favorito
cell a 30 de Outubro de 2011 às 12:12
Fico abismada com tanta vida que transmites! uau...não tenho um décimo da tua energia, nem sequer o gosto em cozinhar como tu...mas inspiras e parece-me que se continuar a ler os teus posts, sou bem capaz de me dedicar mais um bocadinho á minha cozinha...talvez..lol
Continua! e força, tenho a certeza que atinges o teu objectivo de fim de ano!
Eu tambem tenho um..5 kilos em 2 meses..a ver vamos..
80nuncamais a 31 de Outubro de 2011 às 00:58
Nunca pensei que me tornasse mãe de família com tudo o que tráz, mas estou muito feliz por estar neste papel e adoro cuidar da minha família. A energia não é inesgotável... mas há mpmentos em que sou quase uma força da natureza. O meu lema é "se é preciso faz-se".

beijinhos,
Sofia
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
18
19
20
22
23
24
26
27
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO