Quarta-feira, 12.10.11

Boa noite,

 

às vezes os comentários fazem-nos pensar, dão-nos força e outras vezes deixam-nos de rastos...

 

Hoje aconteceu-me ficar de rastos.. Cheguei bem disposta a casa e confesso que fiquei estarrecida com um comentário. Acontece! A pessoa não fez por mal, quis mostrar-me como com força de vontade e exercício conseguiu atingir o peso ideal para a sua altura. Não vejo maldade no comentário, não sinto que essa pessoa me está atacar. Mas o comentário coloca questões difíceis de ignorar.

 

Antes de mais quero explicar uma coisa. Comer compulsivamente é uma doença! É a doença mais comum do foro das desordens alimentares. A bulimia toda a gente conhece e a anorexia também... consegue-se esconder até chegar a um ponto em que a saúde se começa a deterior de tal forma que não se pode negar mais. E vamos lá ver... custa mais ver uma pessoa com 35 kg que outra com 120 kg. Visualmente tem um impacto maior os ossos a saírem, a falta de cabelo, os dentes podres, as gengivas descarnadas que o pneu... Porque a diferença está fundamentalmente aí. Um doente com bulimia e anorexia esconde o que faz e passa até certo ponto despercebido e uma pessoa que sofre de compulsão alimentar é forçosamente gorda... (mas... nem todos os gordos sofrem de compulsão alimentar...)

 

A diferença de comer ás vezes um bocadinho de mais e comer compulsivamente é abismal. As pessoas que comem compulsivamente têm um comportamento típico de um dependente. Pensam em comida, planeiam comprar comida, escondê-la, escolhem a altura certa, o local para a comer e depois escondem todos os indícios.

 

E mesmo quando falo no blog que comi compulsivamente eu nem chego a dizer realmente tudo aquilo que comi... Quando digo que comi rebuçados, bolo, gomas, gelado, pão com manteiga falo muito genericamente mas aposto que quem tem o mesmo problema que eu sabe bem o que isso significa.

 

Isso significa que fui a 1, a 2 ou mesmo a 3 supermercados e no meio de todas as compras que fiz (que servem somente para disfarçar aquilo que eu queria mesmo comprar) comprei horrores de comida de "merda". Na minha última viagem (na semana passada) ao supermercado com o intuito de me encher/encharcar/enfardar de comida, comprei:

 

1 embalagem de rebuçados, 1 bolo de 450 gr, 1 gelado de 1 kg, 1 embalagem de 12 pasteis de feijão, 3 ou mais chocolates, pão caseiro, 1 embalagem de manteiga milhafre, 1 embalagem de torresmos ás fatias e 1 pizza de 4 queijos. Fui para casa, arrumei as outras compras e distribui essa comida numa mesa de centro, na sala. Sentei-me no sofá e liguei a tv. Durante 2 horas comi tudo o que estava ali... e o pouco que sobrou, mesmo o resto da embalagem de manteiga, 1/3 do bolo, 1/4 do gelado  foi para o caixote do lixo... A única coisa que guardei foi o pão... para o pequeno almoço do meu marido.

 

Quem percebe do que estou a falar também já percebeu que aquilo que comi rondou as 7 000 calorias. 

 

7 000 calorias? simmmm

 

Comer compulsivamente é isso. Não é comer 1 bolo quando se sabe que não se pode... ceder a uma tentação é um bolo. A dependência é não conseguir parar. é chorar porque nos dói o corpo enquanto comemos e a dor que sentimos interiormente ser superior a isso e não conseguir deixar de sofrer por mais que comemos e comer e sentir dor física e não parar.

 

E dói, dói, dói e dói... e por vezes já choro tanto, e a dor não para, que a mim mesma me dou chapadas na cara, até a sentir dormente! E aí lembro-me do meu pai. Ele batia-me assim. E é um choque e esse choque é que muitas vezes me faz parar de comer.

 

A tua intenção não era magoar-me. Não senti isso no teu comentário. O teu comentário fez-me lembrar algumas pessoas entre as muito poucas pessoas a quem tive a coragem de falar sobre isto.

 

Eu sempre fui gorda, a minha mãe pôs-me a dieta desde os 5 anos. Comia peixe ou carne, cozida ou grelhada, temperada com limão e pouco sal acompanhada de alface não temperada... sopa, sem ou quase nenhuma batata. A massa e o arroz estavam-me quase vedados.

 

Dos 10 aos 12 anos andei no ciclo ao pé da casa da minha avó e ia almoçar ás quartas feiras á casa dela. O almoço era sempre sopa de cotovelos a desfazerem-se com um pouco de carne de vaca cozida e ervilhas. Simplesmente intragável! A única razão porque lá ia era que a minha irmã (que foi criada pelos meus avós) ás vezes deixava-me fazer lá uma sandes com TULICREME para eu levar para o lanche.

 

Passei lá alguns fins de semana e aí comi pela primeira vez leite com chocolate e pão com manteiga de vaca... na minha casa só havia Planta...

 

Tive muito falta de amor e senti muita revolta. Encontrei na comida um escape ainda que momentâneo. E por isso tornei-me perita em arranjar e esconder comida.

 

Ao longo destes 38 anos já me aconteceu muita coisa... muita coisa má. É fácil de falar da violência física por parte do meu pai, dos abusos verbais ao longo da minha infância, adolescência, do nascimento da minha filha com Trissomia 21. Isso foram todos acontecimentos chave e traumáticos. Mas muitas outras coisas ficam por dizer... e ás vezes as coisas pequenas que nos dizem, as atitudes que tomam connosco, o descaso, o estarmos a falar e verificarmos que aquilo que falamos não interessa nada/nós não interessamos nada a outra pessoa...

 

Mata um pouquinho cada dia. Começarmos a duvidar do nosso valor é uma consequência previsível. E a compulsão alimentar que esteve sempre lá, essa dependência que conseguimos controlar sendo "cheiinha" (optando por intercalar momentos de compulsão com outros de fome para assim manter o peso estável) começa a tomar conta de nós. A comida torna-se efectivamente a nossa droga.

 

E dos 58/60 kg (excesso de peso)  que tinha, passei a 90 kg (obesidade mórbida grau 2, imc 41). Considerando que tenho 1,47 aldrabados no BI (usei umas cunhas dentro dos sapatos... devo ter 1,46) não há 10 kg que resolvam o problema... nem 20, nem mesmo os 30 kg que tenciono perder. O meu peso "ideal", com um imc de 22 é 46 kg...

 

De 90 kg a 46 kg são 44 kg... é possível não perder sistematicamente a força de vontade? Não acredito... e para quem tem uma doença como a minha? IMPOSSÍVEL

 

Quem me Lê desde há mesmo muito tempo sabe que no Natal eu tinha 64.7 kg... mas em junho já tinha 73... foi há pouco mais de 4 meses que novamente comecei a perder peso...

 

A compulsão alimentar tem cura... mas implica custos exorbitantes... e é preciso encontrar um conjunto de médicos (psicólogos, endocrinologistas e nutricionistas) que reconheçam a compulsão alimentar como uma doença e aceitem trabalhar interdisciplinarmente.

 

E os médicos... acham que são Deus. Só eles sabem... só eles são detentores da verdade e nesse aspecto assemelham-se a gente normal... a gente que não tem culpa mas é ignorante.

 

A ignorância ultrapassa-se. Basta não ser-se estúpido. Aceitar ouvir o outro. Não é ouvir. É ESCUTAR.

 

Mas tem de vir da consciência de saber perceber a sua própria ignorância e aceitá-la. E aí MUDAR...

 

Este é capaz de ser o post mais sincero que fiz. Está cheio de recordações, de momentos que me marcaram e aí é mesmo marcas. Marcas que se fossem físicas eras de cortes de faca, era sangue a sair e eu a olhar...

 

Vou parar agora. podia escrever muito mais... podia mas é muita dor e receio não ter força amanhã para me controlar. Amanhã vou falar com a professora de ensino especial da Raquel... preciso de toda a força interior para mais uma batalha... a minha filha tem de aprender a ler, a escrever, a contar... ela precisa de uma mãe forte... e eu vou sê-lo. Por ela, por mim, pela família que é a minha vida. Estas 4 pessoas amam-me e eu não posso deitar tudo a perder... é necessário que eu também me ame. tenho de me cuidar.

 

Um abraço,

Sofia

 

 

 

publicado por 80nuncamais às 23:32 | link do post | comentar | favorito
dietaecomida a 13 de Outubro de 2011 às 09:37
Olá Sofia

Deixaste-me com uma lágrima no canto do olho.....
Graças a Deus não sei o que é compulsão alimentar, mas descreveste-a tão bem que só posso tentar imaginar a batalha que se passa na tua cabeça quando tens essas crises.
Infelismente para ti tiveste uma má infancia, mas agora FELIZMENTE tens uma família que te adora e onde és feliz, por isso só te posso desejar toda a felicidade do mundo para ti e para os teus e que continues com força nesta tua guerra com a balança, apesar de de vez em quando haver umas recaídas.... mas afinal o que é a vida??? é isso mesmo, coisas boas e coisas más
Das boas nós só temos é de as aproveitar ao máximo e das más.... tiramos experiencia, não é isso mesmo?

Um grande beijo
Nokas
DeepestSoul a 13 de Outubro de 2011 às 09:41
Olá!

As minhas desculpas! Não queria de forma nenhuma que o meu comentário te deixasse tão triste! Já tinha percebido que tinhas uma história de vida complicada, mas não sabia o quanto.
Sei que a compulsão alimentar é uma doença e como tal necessita de um tratamento adequado. Certamente já te informaste sobre médicos que te pudessem ajudar.... e não encontraste nenhum com quem te identificasses?! Nem em Hospitais? Sei que o Hospital de S. Maria tem uma ala especializada em anorexia e bulimia.... mas de facto não sei se podem ajudar na compulsão.
Acredita que já tinha experimentado nutricionistas antes (no centro medico e no hospital garcia de horta) e nunca tinha resultado. Acho que a afinidade com as pessoas não era a melhor e nunca me motivaram a fazer esforço e a ter força de vontade.
Até te poderia dizer a que Clínica fui fazer a dieta e os tratamentos, mas é muito caro! Poucas são as pessoas que sabem onde fui e quanto gastei, mas no meu caso posso dizer que compensou cada cêntimo e cada esforço porque o objectivo sempre foi não voltar ao que era antes e até agora tem resultado.
E sei que lá existem pessoas de todas as idades e pesos em tratamento.

Quanto a quantidade de comida que és capaz de comer quando estás em compulsão... de facto é impressionante! Eu a pensar que comer 1kg de chocolate era muito! (Sim, porque eu sou capaz de comer 1 kg de chocolate de uma vez só! E sim, facilmente como muitas calorias de uma vez! E sim também escondo o que como! O meu marido nem sonha o que como muitas vezes no espaço de tempo que decorre entre a minha chegada a casa e a chegada dele!Também tenho vergonha! Também não digo para ele não ralhar cmg!)
Mas essa quantidade de comida é grande para um estômago "normal", o que quer dizer que também deves ter o estômago dilatado, ou seja, acabas sempre por ter mais fome que uma pessoa sem essa condição.

Quanto a tua vida passada.....olha... bola para a frente! Segundo percebo tens 3 filhos lindos e um marido maravilhoso! Aproveita isso bem! :D

Beijinhos!

Alice a 13 de Outubro de 2011 às 12:32
IMPRESSIONANTE!
Esta é a palavra que e surge ao ler o teu post.
E cada frase que leio relembro a minha própria história e os piores momentos de compulsão que já tive...e percebo a vergonha porque as pessoas não tem noção de que somos capazes de comer este e o outro mundo...
Sofia espero que encontres força para continuar a lidar com as dificuldades que encontras na vida! Acredito que não seja nada fácil mas também pelo que conheço do que leio cá no blog sei que és uma lutadora...e que cais mas que te levantas!
Jinhos
Lilith a 13 de Outubro de 2011 às 19:18
como eu te entendo...! e ainda há quem pense que a compulsão alimentar vem da falta de esforço, da cobardia, da falta de força...eu, tu e muitas outras pessoas sabem que é exactamente o contrário: esforçamo-nos mais do que a maioria, queremos muito mais do que a maioria, temos tanta força que nos carregam os ombros com toneladas e a comida ali está como um aliado, muitas vezes o único!
é um orgulho ser tua amiga :) e sim, tens que me vir visitar ao algarve e farei docinhos de amêndoa e vamos ao sushi que eu também adoro!

beijos :)
Ana Pereira a 13 de Outubro de 2011 às 20:30
Oh Sofia... apetecia-me... abraçar-te. Só.

Até amanhã

Beijinho
Ana Pereira
Erase a 13 de Outubro de 2011 às 22:07
Fique estarrecida e pensei na mesa de comida que descreves e como metaforicamente ela representa a luta gigantesta que travas todos os dias.

Só te quero dar força para continuar e acredito que devias tentar outra vez, pelos 3 filhos e marido fantásticos que te amam acima de tudo, ir de novo ao médico ou aos especialistas mais adequados. Tentar, sempre.

Todos temos os nossos fantasmas, tu já conheces o teu, isso é bom, dá-te vantagem para o vencer!

Envio-te muito amor e carinho, virtual é certo, mas verdadeiro!

Um grande beijo de solidariedade!
Anabela a 14 de Outubro de 2011 às 12:11

Não te conhecia... não conhecia o teu blog... mas este post, tão verdadeiro e sincero fez-me pensar, e muito. Fez-me pensar em tudo na vida. Não vejo tristeza no teu post, mas sim uma luz ao fundo do túnel, um post que estava a precisar de ser escrito, um virar de página na tua vida. Mesmo que não acredites no que te digo... mesmo com a tua tristeza transmitiste-me alegria, mesmo com a tua mágoa deixaste-me a pensar que existem pessoas como tu que precisam de nós, mesmo com a tua revolta és uma força da natureza ;) Acho que todas nós acreditamos que és uma lutadora! E tu?

PS - já agora, escreves maravilhosamente!

Vamos lá animar minha querida!

Ana

geriatriaaminhavida a 15 de Outubro de 2011 às 18:36
Todo o post demonstra o que te vai na alma, mas estas palavras que escrevestes "ela precisa de uma mãe forte... e eu vou sê-lo. Por ela, por mim, pela família que é a minha vida. Estas 4 pessoas amam-me e eu não posso deitar tudo a perder... é necessário que eu também me ame. tenho de me cuidar." são as mais marcante e é nelas que te deves apoiar.
Há dias bons e menos bons...uns dias consegu-se outros nem por isso, mas interessa é a nossa força.
Beijinho
Sara a 16 de Outubro de 2011 às 10:15
Querida Sofia,

nao podia deixar de comentar este teu post! E como admiro a tua coragem, deixei-te um miminho no meu blog (http://sara-boulevardofbrokendreams.blogspot.com/2011/10/nunca-te-esquecas.html).

Tem um bom Domingo!

Beijinhos,
Sara
Borboleta Azul a 17 de Outubro de 2011 às 11:11
como já te disse a algum tempo, eu não conhecia compulsão alimentar, só depois de iniciar o blog, é que "conheci" alguns casos, no teu caso, eu como já acompanho o teu blog a algum tempo, vejo a força com que lutas diariamente, às vezes vais abaixo, é normal, quem nunca se foi abaixo que atire a primeira pedra, mas o importante é dar a volta por cima, por isso muita força mulher e segue em frente e não te deixes ir a baixo por comentários menos positivos... beijos
80nuncamais a 17 de Outubro de 2011 às 11:43
Obrigada minha linda. São incentivos desses que todos precisamos.

Porque afinal de contas a dor é inevitável mas a infelicidade é simplesmente inaceitável. Acordar com vontade de se ser feliz e aceitar os acontecimentos do dia como manifestações da fragilidade do ser humano e ao mesmo tempo confiar na coragem e força do nosso coração.

Um abraço,
Sofia
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
18
19
20
22
23
24
26
27
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO