Segunda-feira, 26.09.11

Compulsão alimentar.

 

É muitas vezes difícil aceitar que sofremos de uma doença, especialmente se esta for comportamental. Eu sofro de compulsão alimentar. Em inglês é BED - Binge Eating Desorder.

 

Binge-eating disorder  - BED - é  uma doença e para muitos uma doença/condição do foro psiquiátrico (embora tal não esteja já estipulado/designado e aceite pela comunidade médica e cientifica). Eu como sistematicamente enormes quantidades de comida, geralmente em segredo. As pessoas que têm esta doença são geralmente obesas ou têm excesso de peso. E eu também o sou...

 

Estão ou já tiveram 1 ou várias depressões. Considero que tive 3. A primeira não posso precisar quando ocorreu. Mas uma criança que com 10 anos come de maneira obsessiva e ás escondidas pão com manteiga e açúcar, ovos com açúcar e todos os rebuçados que encontrar é porque passou por algo traumático. Julgo que isso deve ter acontecido muito nova e é claro que só pode estar relacionado com o alcoolismo do meu pai, com o facto de ser violento com a minha mãe e depois comigo. Houve uma altura em que eu o adorava e ele a mim. Levava-me a todo o lado e dizia o quanto eu era inteligente (isso era o que ele gostava mais em mim). E depois não sei bem como passei a ser um saco de porrada. Imagino  que algo deva ter acontecido entre um extremo e outro e possivelmente como era muito pequena esqueci-me... Aos 20 anos tive um desgosto amoroso... e depois dos 30 ocorreu o nascimento da minha filha com Trissomia 21.

 

Eu, desde pequena que fui "gordinha" e até aos 20 e poucos anos assim me mantive. estava nos 6o kg. Eu era só um pouquinho gordinha. Tinha menos de 10 kg de excesso de peso. Com a minha segunda depressão cheguei aos 70... depois voltei aos 60, 58... depois do nascimento da Raquel e dos rapazes cheguei aos 89/90 kg.

 

Tenho 65 kg... sei que sofro de compulsão alimentar. Que o perigo é começar. Eu sei que se comer pão com manteiga não vou conseguir deixar de repetir. Essa é uma das razões porque só como pão 1 vez por semana... Doces... eu não posso começar! Eu sei que sou capaz de num único dia comer 8 mars...

 

Eu sei que mesmo que se me sentir mal, quase a vomitar, com dores, com uma sensação de ardor no estomago eu não sou capaz de parar de comer... e sabendo que me vou sentir mal continuo a ter este tipo de comportamento! Faço promessas a mim mesma que vai ser a última vez... "é só acabar o pacote e nunca mais compro isto."

 

Até que um dia começo a pensar em comprar comida, esconder comida e comer a comida...

 

Acabou! Ou melhor, por agora acabou. Este episódio está arquivado... mas eu tenho noção que vai  acontecer outra vez. Eu vou fazer tudo o que fiz esta semana dentro de 1 mês ou menos, ou mais... espero que seja mais tarde, bem mais tarde...

 

se sentirem que este post é muito cru, lamento. Mas é o que sinto neste momento. É como  me sinto agora. Um 'tadinho crua, sem maquilhagem e sem artificios, sem meias palavras e sem charme. É muito nu e cru... e sério. É a minha verdade, o que sinto, o que sou...

 

Sofia

 

 

publicado por 80nuncamais às 23:07 | link do post | comentar | favorito
Ana Pereira a 27 de Setembro de 2011 às 00:28
"...pois, como te compreendo..sei muito bem o que estás a passar...." etc e tal - pode parecer o comentário tipo para "n" textos, que se escreve para criar uma empatia com o autor do blogue, quase suplicando uma simpatia, mas neste caso, é MESMO ASSIM! E Compreendo apenas a parte da Compulsão, porque no resto, felizmente, não tenho qualquer semelhança na minha história de vida.

Comer 8 mars num dia, a mim parece-me brincadeira de criança... Sei bem o que isso é! E sentir-me mal, Física e mentalmente! e continuar a comer! e continuar! e continuar!

E sei bem que quando dizemos: "Acabou", é mentira! Será apenas até uma próxima vez, que se quer e deseja muito longe no tempo. Mas há-de repetir-se...

Resta cada um lidar o melhor possível com a situação. A tal história de um dia de cada vez... o Nunca desistir... adoptar "truques" que podem manter as Compulsões afastadas por mais esta vez... enfim, cada um luta à sua maneira, já que solucionar o problema, indo à sua origem, parece-me tarefa de gigante e não combina com o orçamento das pessoas, com o tempo que se tem, etc, etc... e se calhar até nem combina com os profissionais de saúde com que tantas vezes nos deparamos...

Beijinho e .... agora já é outro dia! Fá-lo diferente!

Ana Pereira


Lilith a 27 de Setembro de 2011 às 10:35
és tu e sou eu... Só quem sofre exactamente da mesma doença é que pode sentir com tanta intensidade o peso das tuas palavras e a forma como tudo faz tanto sentido. tenho muito orgulho em conhecer-te, és uma mulher de coração enorme e de garra contagiante e encontro muitas vezes força na tua força. Reconhecer o problema faz parte da cura, ainda que a nossa cura seja temporária, pode durar cada vez mais :)

beijos, linda :) obrigada
borboleta azul a 27 de Setembro de 2011 às 12:30
para ser sincera até à bem pouco tempo, não sabia que havias pessoas com problemas de compulsão alimentar, só conhecia os termos bulimia e anorexia, mas pelo que vou vendo isto é outra coisa completamente diferente...

não te vou dizer que te compreendo, porque na realidade eu nunca sofri de compulsão, sou gulosa, isso sim, gosto muito de coisas doces e chocolates...
posso não te compreendo mas admiro a tua força de vontade contra uma coisa que parece ser difícil de controlar. muita força e continua assim com post sinceros :)
Alice a 27 de Setembro de 2011 às 19:39
Ola... Já acompanho o teu blog há algum tempo...mas penso que esta é a primeira vez que comento...
Eu também sofro de compulsão alimentar...desde pequena...não sei que trauma é que pode ter causado isto...mas comer latas de leite condensado mostra que também algo se passava comigo...nunca notei que estivesse com alguma depressão mas a falta de confiança em mim e baixa auto-estima estão sempre presentes.
Neste momento a história é comum...compra e como comida as escondidas e tenho uma vergonha imensa de admitir isto a quem quer que seja!
Desejo-te a maior força nesta luta que é diária e que nos persegue.

<jinhos
Joana a 27 de Setembro de 2011 às 22:02
Eu também tenho compulsões dessas. São mais raras, mas não deixam de ser preocupantes. Força, ao menos vais conseguindo adiar, sempre é alguma coisa.
carla a 21 de Março de 2012 às 17:47
As verdades doem mas tem que ser ditas e a Sofia fez muito bem em deitá-las cá para fora, não tem que se sentir mal por sofrer de compulsão alimentar, muitas pessoas sofrem algumas nem se apercebem e existe também aquelas onde isso não faz qualquer diferença, podem comer 8 mars num dia que não "aquece" nem arrefece, infelizmente nós não somos assim, não sei bem se sofro de compulsão alimentar o que sei é que quando estou feliz e bem comigo mesma como desalmadamente, porcarias é claro, eu não vou ao lidl, vou antes ao minipreço fica no caminho :) e pronto é a desgraça é tabletes de chocolate é croissants com doce, á noite é os gelados, as bolachas, as tostas mistas as pizas. Sempre fui gordinha com 14 anos pesava 74 kg, depois comecei a ser acompanhada no centro de saúde porque para além do peso elevado tinha também os níveis de açúcar muito elevados. E foi a partir daí que comecei a emagrecer, com 18 anos pesava 56 kg, sentia-me tão bem com o meu corpo, mas depois comecei a viver com o meu namorado e comecei a engordar novamente o meu peso rondava os 58 kg, 59Kg até que á cerca de 6 anos engravidei, engordei + ou - 20 kg, passado uma semana de ter tido a minha filha pesava cerca de 76 KG, mas em 4 meses com uma alimentação cuidada e muito exercício feito em casa consegui perder 14 kg, só que nunca mais consegui baixar dos 62Kg , ando sempre entre os 62 kg 64 kg, o ano passado ainda consegui ver os 58 kg na balança, mas foi por pouco tempo.
Bom não a vou maçar mais, o comentário já vai longo e tenho que continuar a ler o seu blog, isto é como um livro, estou a gostar.
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Setembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
15
16
17
19
20
21
22
23
24
25
27
28
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO