Domingo, 07.08.11

Parece um pouco estranho este título "Em honra do egoísmo" porque parece um contra-senso... ou assim nos dizem!

 

Existe honra no egoísmo? Como pode ser? Não é mais honrado ser-se abnegado? Colocar as necessidades dos outros á frente das nossas? Foi assim que nos educaram? Sim! pelo menos eu fui criada assim.

 

Como já aqui relatei, eu cresci num meio muito humilde e lembro-me de tenra infância a minha mãe a falar da falta de dinheiro, em como ela não tinha para ela para nos dar a nós, patati, patatá. E é verdade, muitas foram as vezes que a minha mãe passou necessidades para que nós tivéssemos o que vestir, calçar, comer.

 

Portanto, eu cresci com aquela crença que uma mãe que é mãe, uma mulher que é mulher, e "mulher, mãe como deve ser", põe sempre as necessidades dos outros á frente das suas.

 

E durante muito tempo, esqueci-me de mim e dediquei-me á minha família, pondo-a sempre á frente de mim. E achava eu que estava a fazer o correcto.

 

Entretanto, enquanto ignorava o meu "EU", e me enterrava cada vez mais na comida, na vergonha de estar gorda, de ser mãe de uma criança com deficiência e de estar a fazer um trabalho de "m*rda", houve algo que me fez os olhos. Mas até eu abrir os olhos... houve uma pessoa que falou, falou, falou, explicou, pediu, implorou e depois de estar ANOS a falar comigo começou a pensar que eu era simplesmente um caso perdido...

 

E isso porque eu também pensava que era um caso perdido... agora era uma mulher gorda, uma mulher feia, mal amanhada... sem um toque de vaidade e sem orgulho nenhum...

 

E um dia acontece o clic! Foram os 89 kg da balança; foram as calças que não serviam; foi a cozinheira dizer que éramos as duas "mulheres de peso". E a cozinheira é uma mulher enorme, de pernas pesadas, ar cansado, sempre a arfar.

 

 

 

esse momento do clic eu senti-me assim...

 

e desejei ser assim... a princesa Leia

 

 

E o que foi preciso? Egoísmo!

 

Pensar em mim primeiro. Gastar dinheiro no ginásio, investir numa alimentação mais saudável, dedicar mais tempo a mim mesma. Cuidar de mim.

 

E se isso implicar que aos sábados e domingos de manhã deixo a família em casa e vou ginásio? É assim mesmo!

 

 

Ao principio dizia ás crianças que ia ás compras... ia ao ginásio e depois passava pelo supermercado. levava-lhes Guloseimas... era a consciência pesada... eu ia ao ginásio mas sentia-me mal! Com um sentimento de culpa enorme. Depois lá acabou por me passar. Passado um mês dizia alto e bom som " beijinho, beijinho, que a mãe vai á ginástica!"

 

Vou com gosto e sem culpa.

 

Por isso digo há honra em ser egoísta!

 

Só se cuidarmos de nós podemos cuidar bem dos outros e uma mãe que cuida de si, que se valoriza, transmite aos filhos valores importantíssimos. Valores como a autoconfiança, auto-valorização, independência, orgulho e felicidade.

 

Hoje que sou egoísta e reconheço a necessidade de ser egoísta sou uma pessoa mais confiante e mais feliz. Porque me sinto assim, como que invencível! capaz, determinada!

 

Hoje, posso dizer, sou a estrela do meu próprio filme... não sou a melhor amiga, gorducha, fraca e sem piada nenhuma, que toda a gente sabe que vai ser morta por ser tão tótó... eu sou a heroína que é inteligente, agil e desembaraçada e vai vencer os maus que são maiores, têm armas maiores e são profissionais na profissão de "duros"... um tiro deles raspa-me a pele do braço e eu com um fisga e uma pedra que apanho no chão derroto o gang.

 

Se parece um pouco confuso desculpem lá qualquer coisinha... estou morta de carregar caixas e limpar e esfregar... eu e o maridão fomos á nossa casa acabar de empacotar as coisas e como tinha lá ainda louça resolvi lavá-la... á mão... como não temos esgotos, temos 3 fossas... e como criou um rolhão de gordura e cabelos a casa de banho inundou, a água entrou nos quartos... fui buscar a  esfregona e o balde... parte-se a mopa da esfregona... fico com a mopa num lado e o cabo no outro... tive de tirar a água com panos e toalhas... foi uma aventura...

 

E ainda não acabou...

 

Olhem, não liguem! tudo se resolve e isto também há de se resolver.

 

Woman Power pra vocês todas, com especial relevo á minha amiga Lilith. Adoro-te minha amiga! Força. tu és capaz. eu tenho toda a confiança em ti. Eu acredito.

 

Sofia

 

publicado por 80nuncamais às 03:02 | link do post | comentar | favorito
80nuncamais a 8 de Agosto de 2011 às 02:02
Olá Ana,

sabes eu também acho imensa piada ao teu blog e sou tua seguidora já há largos meses! (mas eu sou daquelas que nunca mando comentários... sorry) E eu acho que têns pinta de protagonista... amiga??? co-star? oscar para Supporting role?? nem pensar és digna de mais!

Continua que te quero seguir durante muito mais tempo.
beijinhos,
Sofia
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Agosto 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
12
14
18
19
20
21
22
26
27
28
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO