Sábado, 06.04.13

Na linha da minha preocupação com o que como e com preocupação com a quantidade de proteínas diárias hoje vou escrever sobre proteínas, mas de forma leve que eu não sou nutricionista nem especialista em alimentação. Sei algumas coisas, sei o que funciona comigo, sei o que gosto.

 

Não sei se já escrevi por aqui mas eu não sou propriamente apreciadora de carne. Como frango e perú e muito raramente vaca, porco ou pato. Pato à Pequim é um dos meus pratos preferidos! O que eu gosto mesmo é peixe. Cá em casa quando o meu marido diz que peixe também é carne, a gozar comigo (eu sei que peixe é carne) a minha resposta é sempre: "O peixe não tem alma"

 

O almoço cá em casa hoje foi almondegas de carne de vaca, os rapazes primeiro estrebucharam mas depois raparam o prato...

 

Comecei por colocar azeite, cebola e cenouras a alourar. Depois de uns minutos retirei uma parte e reservei para fazer o MEU almoço. Ao tacho no lume juntei almondegas, molho de tomate, alhos (se colocarem os alhos a refogar ficam todos queimados), sal (pouco) e deixei 5 minutos. Nessa altura tirei parte do molho, sem almondegas e reservei novamente, mas separado do que tinha reservado anteriormente.

 

Coloquei 4 colheres de soja fina a hidratar durante 5 minutos.

 

Num pequeno tacho coloquei o molho de cebola, alho e cenoura com molho de tomate juntamente com a soja hidratada, juntei picante e uma colher de sobremesa de chutney de manga (ácido e doce simultaneamente). Servi com a cebola e a cenoura levemente refogadas que ainda estavam "al dente".

 

Sabiam que 100 gramas de soja tem 50 gramas de proteínas, enquanto que 100 gramas de carne de vaca pode ter entre 15 a 30 gramas de proteínas (depende se tem maior ou menor quantidade de gordura, ligamentos e coisitas assim)?

 

As fotos possíveis estão aqui:

 

 

 

 

 

Depois de hidratar durante 5 minutos e já no prato. A soja não tem sabor por isso ganha o sabor do refogado.

 

 

 

      

 

Eu adorei o meu almoço!

 

Quem tem vontade de experimentar?

 

Bye babies,

Sofia

 

 

 

publicado por 80nuncamais às 17:27 | link do post | comentar | favorito
Ioana Santos a 26 de Maio de 2014 às 23:02
Já experimentei receita parecida, fica muito bom não é?
Parabéns pelo seu blog;)

http://io-healthykitchen.blogspot.pt/
Maria a 7 de Setembro de 2015 às 11:10
Bom dia

A sua receita é muito boa mas cuidado com a soja pois já é constado por grandes cientistas que a mesma é um bloqueador de proteínas e venenosa a qualquer ser humano.Em vez de soja experimente fazer com miolo da beringela. Tire o miolo da mesma pique bem miudo e refogue com tomate, cebola e coentros em um fio de azeite em fogo mínimo ate estar cozida e ponha este preparado dentro da beringela cortada ao meio de onde retirou o miolo e leve ao forno por 20 minutos em forma com azeite no fundo. É excelente. Pode cubrir com queijo ralado.
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Abril 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
30
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO