Quinta-feira, 02.08.12

Tenho 2 amigas que perderam uma quantidade significativa de peso.

 

Uma delas fez uma gastroplastia depois de dietas e dietas, comprimidos e produtos naturais. Depois de consultar vários nutricionistas e chegar a tomar até Xenical, a sua única opção foi fazer a cirurgia. Hoje está muito diferente (fisicamente) do que era há 12 anos. Casou, teve 1 filho, divorciou-se, e continua igual ao que sempre conheci. Passámos anos sem nos vermos e quando nos encontrámos foi como se nunca estivessemos estado afastadas. Eu também mudei ( e muito) mas para ela eu também continuo a mesma. 

 

E chego a pensar que talvez não sejamos nós que mudamos mas as pessoas que mudam quando nos vêem tão diferentes fisicamente. A forma como somos tratadas mudou e trocamos até histórias, piadas e também os nossos momentos mais embaraçosos quando estavamos para mais de obesas.

 

A minha outra amiga perdeu 25 kg com grande esforço e dedicação e empenho no ginásio. Como eu também ela tem há muitos anos compulsão alimentar. Desde há 2 anos que não perde peso, sobe dois, desce dois mas não vê grandes mudanças. Está a viver uma situação melindrosa no seu relacionamento e procura só uma oportunidade, uma desculpa que lhe permita terminar a relação.

 

E estou a falar-vos delas porque são ambas pessoas excelentes, super divertidas, inteligentes e porque fizeram as 2 a mesma coisa: rasgaram todas as fotografias que tinham tirado antes de perder peso. E depois chegam a minha casa, olham para o espaço em cima do lavatório na casa de banho e tenho uma fotografia minha de quando pesava 84 kg. Vão ao closet e uma fotografia igual, mas maior, está colada no meu espelho de corpo inteiro. E por fim vão á cozinha e lá estou eu com 84 kg bem na porta do frigorifico.

 

E depois perguntam-me porquê???? A minha resposta é esta: aquela sou eu, sempre fui eu, tenho de respeitar aquela fase na minha vida. Não posso apagar os anos que passei com excesso de peso e obesa, partilhei a minha vida com tanta gente, negar aquela pessoa é negar também por quanto passei, tudo o que sofri e tudo o que me fez feliz. Tive sorte, o meu marido sempre me amou e apreciou apesar de ser obesa. O amor e a paixão não diminuiram e não sinto que hoje me ame ou deseje mais que antes. É igual... eu sou igual, ele está igual, somos os mesmos. A nossa relação não mudou.

 

Vejo que a mudança é nos olhos de quem me vê. Eu sou a mesma, mas sinto que sou tratada de forma diferente. E custa ouvir... pensam que não? Custa ouvir quando temos 70 kg que já estamos bem (quando ainda somos obesas... porque eu só deixei de ser obesa para ter excesso de peso quando cheguei aos 64 kg); custa ouvir que de certeza que passamos fome, que vamos demasiadas vezes ao ginásio, que estamos obcecadas em perder peso e vamos ficar para lá de feias com imensas rugas na cara quando não temos ainda uma única que não seja de riso... custa ouvir coisas que não são sinceras, que não são verdadeiras e fingir que não se percebe...

Beijinhos,

Sofia

publicado por 80nuncamais às 12:12 | link do post | comentar | favorito
Pizza a 2 de Agosto de 2012 às 14:36
Acho q estás a ter a melhor atitude! não tens q apagar o passado, tens q aprender a viver c ele, a aceitá-lo! É a melhor forma para poderes comparar-te agr e lutares pelo q queres para ti no presente e no futuro! nunca te esqueças de quem foste, para poderes ser 100% quem és agr! :)
beijinhos
80nuncamais a 3 de Agosto de 2012 às 08:36
Eu também aredito que nunca podemos esconder a nossa natureza, mai cedo ou mais tarde tudo vem ao de cima... cada vez que olho estas fotos sinto-me "maior", vejo o que conquistei e penso que a pessoa que estou a olhar, eu obesa, foi uma mulher com muita coragem!
Bjos,
Sofia
dietaecomida a 2 de Agosto de 2012 às 15:12
Acho que fazes bem em não apagar o passado, seja ele o que quer que tenha sido, é teu e faz parte de ti, se não fosse por ele não poderias ser a pessoa que hoje és,
Pessoalmente acho que esses comentário de que se passa fome ou se é obcecado pela dieta, etc. etc. é de quem tem inveja porque quem gosta mesmo de nós só nos gaba e nos dá forças para continuar

jinhos


80nuncamais a 3 de Agosto de 2012 às 08:37
Sabes que tenho muito poucas pessoas que me apoiam? as respostas são sempre: ai, estás mais magra que eu... tenho de fazer dieta!
Pipoca a 2 de Agosto de 2012 às 21:00
Sofia, como eu te entendo, eu não falo da minha dieta a quase ninguém, acho demasiado duro o olhar alheio e controlar o teu prato, toda a gente a ver o que fazes a tentar perceber se já perdeste umas gramas, ou a achar que passas fome, quando como proximo de muita genta como sempre uma ou outra coisa "má" só para não pensarem que estou de dieta e ficarem cheios de pena da gorda. Acreditas queb já perdi mais de 12 kg e ninguém (excepto a minha mão e o meu marido) deu por nada, 12 kg não são brincadeira.
Desculpa o testamento mas nunca nos podemos esquecer que o que somos está dentro de nós e não se reflecte no espelho.
Beijo
80nuncamais a 3 de Agosto de 2012 às 08:40
Querida como te entendo. Há 2 semanas fui tomar café com uma amiga e comi um bolo á frente dela, e só para lhe mostrar que não deixei de comer doces... a inveja é uma coisa muito feia e acredita que as pessoas que conhecem sabem bem que perdeste peso. não falam nisso para não terem de pensar que elas tamb+em, se calhar, precisavam de perder uns quilitos. Continua e não desanimes nunca.
Bjos,
Sofia
Maria Alves a 3 de Agosto de 2012 às 12:50
Descobri ontem o teu blog e de alguma forma identifiquei-me contigo: também tenho 80 Kgs e 3 filhos. Sei que é pouco!!!! Gostaria antes que me identificasse com a tua história de perca de peso. Mas estou entusiasmada com a nova fase que iniciei, principalmente psicológica. Tenho mesmo de perder peso! Tenho 41 anos e começo a notar na saúde algumas dificuldades. Vou continuar a acompanhar-te. Bjos.
80nuncamais a 3 de Agosto de 2012 às 13:39
Maria Alves,
bem vinda aqui ao meu estáminé. Só posso dizer o que todos te terão dito ao longo dos anos: para perder peso é preciso gastar mais calorias do que aquelas que se consome. Não sei se 80 kg é muito ou pouco porque não sei a tua altura, o que condiciona o imc. Eu tinha imc 42 com 90 kg porque sou muito baixinha... só tenho 1,47m. Hoje estou mais perto do meu objectivo e sei que mais da menos dia, semana, mês ou mesmo ano eu vou chegar lá. Com calma é o que te aconselho. Comecei esta viagem em Setembro de 2009, como vês já passaram quase 3 anos e 34 kg. Devagarinho, com exercicio fisico e nada de passar fome. Como de tudo, mas com contenção. Se exagero um dia compenso nos seguintes. Sofro de compulsão alimentar há mais de 20 anos e só há 1 ano tive coragem para o dizer em voz alta. Tinha muita vergonha.
Eu sei que todos conseguem, porque eu fui sempre gorda, gorducha, forte, o que for que lhe queiram chamar. Eu era gorda, sempre fui gorda mas já não sou mais. Tenho excesso de peso e ainda vou ter um peso normal. E eu era a pessoa mais "potato couch" que possas imaginar. Hoje adoro exercicio fisico e faço coisas que me pareciam impossíveis. Já cheguei a correr a 10 km/h, já fiz 2h de spinning, faço musculação (adoro!!!!) e finalmente consigo vestir o que gosto por oposição ao que me sirva.
És bem vinda e vai comentando ou fazendo perguntas que eu tenho o maior prazer em responder.
Bjos,
Sofia
Sweet68 a 4 de Agosto de 2012 às 15:44
Tens toda a razão. A fase onde eu pesei mais foi também a mais feliz da minha vida: a minha gravidez e os primeiros anos da minha filha. Tenho pena de olhar para essas fotos e não me reconhecer como a pessoa que sou agora, mas nunca podia esquecer que passei por aquilo. Eu também tenho uma foto no auge dos meus 98Kg no espelho de corpo inteiro :) Beijo
80nuncamais a 4 de Agosto de 2012 às 16:02
Eu penso sempre que aquela mulher na fotografia, completamente descontrolada na alimentação afinal de contas era uma mulher cheia de força. Com 90 kg aquela mulher atreveu-se finalmente a comer melhor, a exercitar-se. Aquela mulher falou alto e bom som que queria pesar 55 kg. Aquela mulher acreditou nela quando todos duvidavam. Aquela mulher é extraordinária! E por isso eu, agora acho que aquela mulher sou eu, eu fui extraordinária e vou continuar a sê-lo. Pode parecer que sou demasiado convencida mas eu acho que o que fiz foi com muita dificuldade, com grande empenho e isso é algo que não se esconde. Eu perdi 34 kg! EU!!!!
beijinhos e força para continures todos os dias a pensar que também tu és extraordinária,
Sofia
blogdaminhadieta a 7 de Agosto de 2012 às 22:24
Eu gostava de conseguir aceitar as minhas fotos com 82kg, mas não dá. É demasiado mau. Não as rasguei, mas não ando a publicitá-las. Quando o meu pai fez 60 anos fiz um filme com fotos de todas as décadas e com músicas de cada década, mas tentei ao máximo evitar fotos minhas com excesso de peso. Só ficou uma porque foi uma que a minha irmã escolheu... Eu percebo a filosofia de pensar que somos nós e que agora continuamos a ser a mesma pessoa, mas não consigo ter a tua facilidade em ver essas fotografias. O meu marido conheceu-me com um peso intermédio (nem no meu meu pior nem no meu melhor) e ficou um bocadinho escandalizado.
80nuncamais a 8 de Agosto de 2012 às 07:15
Acredito que seja sempre uma questão pessoal, o sentimento que se tem com o nosso peso. Para quem sempre foi magra 82 kg parecia-te excessivo mas com o teu 1,70 m de altura o teu imc seria de 28,4. Com imc igual a esse, eu que só tenho 1,47 pesava 61,5 kg e estava bem contente de ter chegado á casa dos 60 kg. É que eu vim dos 90 kg, com imc de 41!!!!! E eu nunca fui magra, sempre tive um peso que rondava os 60 kg, 2 kg acima e 2 kg abaixo. Esse imc era o meu normal. Era excessivo mas acredita qu quando tinha 90 kg eu só pensava como seria bom ter 70 kg... depois 65 kg, 60 kg parecia-me um sonho. Acho que as mulheres sofrem muito, demasiado com a questão do peso. Mas é tudo uma questão pessoal. O meu objectivo, 55 kg significa um imc de 25,5, excesso de peso, eu quero que esse seja o meu peso, mas quero antes de mais viver com um corpo em excelente forma. Gosto de ser atletica, ter musculo, ser flexível (adoro stretching e yoga e estou a fazer o dvd da Jillian Michaels - extreme Yoga) mas quero manter o meu rico bumbum. Estou super contente por ter perdido muitos cm de peito. Sempre tive um peito muito grande e fico super feliz por nesta altura não o ter. É liberador não ter peito grande, poder usar roupa mais justa sem ter aquele peito enorme á frente e parecer que quase não tenho pescoço. Essas são as coisas que me fazem feliz. Quero perder barriga mas não penso que isso vai acontecer se eu pesar 50 kg o que seria mais ou menos o imc que têns agora. Isso só vai acontecer se eu perder gordura- esse é o me objectivo. Quero um corpo melhor.
Quando vejo as fotografias de quando era obesa o qu eu vejo é pneu, gordura, mamas e ancas, pernas gordas, braços gordos, pés disformes, pernas enormes. Dores ciáticas permanentemente... ho.ije vejo-me ao espelho e penso que estou muito melhor. Já não tenho dores, calço sapatos 2 números abaixo, posso finalmente vestir saias e calções, os meus braços estão musculados tenho pescoço e a minha cara já não parece um balão. Isso enche-me de alegria. E acho que a minha atitude mental também sofreu uma grande mudança e isso é o melhor. Aceitar. quem sou, o que fui, imperfeições e tudo mais, é finalmente aceitar a pessoa que sou e gostar de mim mesma e achar que tenho valor. A minha auto-estima estava muito, mas muito em baixo e hoje estou em paz e sou feliz. Mesmo com um imc de 26 ou 27. Beijinhos,
Sofia
.
blogdaminhadieta a 8 de Agosto de 2012 às 19:48
Mas acredita que nunca fui magra. Fui sempre para o gordinha. É que o IMC não diz tudo, sinceramente acho que tu não pareces ter o IMC que tens, parece que tens bem menos (isto pela minha impressão pelas fotos). Eu, pelo contrário, acumulo muita gordura na região abdominal, tipo barril (aquela inestética gordura abdominal subcutânea, que faz pneuzinho, não aquela que faz pior à saúde, que está atrás dos músculos abdominais e que por isso não fica tão feia). A maior parte das pessoas que conheço pesa nos 50s... Fica tudo a olhar para mim quando, envergonhada, lá digo que peso 67/68 (acima deste peso não digo quanto peso nem que me torturem).
Exercício já faço há algum tempo, gostaria de poder fazer mais, mas vou fazendo. Voltei para as aulas pósparto e até já voltei às corridas.
Beijinhos e parabéns pelo sucesso
80nuncamais a 9 de Agosto de 2012 às 02:08
Eu sou é uma vaidosa que usa saltos de 11 cm e por isso posso parecer mais esbelta mas acredita que só tenho 1,47 e com 56 a 58 kg continuo gorduchinha. Só que estou mais seca, tenho musculo e por isso pareço menos peso. Mas continuo gorducha e só teria um imc de 22,5 se pesasse 48 kg. Mas eu prefiro ter mais peso que isso. Já não tenho 20 anos, pá! E o imc é uma medida que só não é muito certa para os grandes atletas que têm mais peso porque têm muito musculo. O meu corpo tem 28% de gordura corporal e isso é imenso. Devia ter uns 24% no máximo. mas com calma os 55 ainda vou alcançar. E tu? qual é o teu objectivo?
Bjos,
Sofia
blogdaminhadieta a 10 de Agosto de 2012 às 20:26
Eu penso que não seja apenas para os atletas. Basta ver que há pessoas mais largas e outras bastante mais estreitas, nunca poderão pesar o mesmo para o mesmo nível de magreza. Acho que varia também com a nossa tendência hereditária (ou falta dela) de ganhar músculo. Tenho uma amiga que ganha quilos de músculo com relativa facilidade, o que é raro.
Quando comecei às aulas pós-parto tinha 31,5% de gordura corporal. Há 3 quilos atrás, na última avaliação que fiz, tinha 26,5%. Já é bastante melhor. No final do mês vou ver como estou agora.
O meu objectivo realista é os 63kg, que sei que já me ficam bastante bem (apesar de já me sentir relativamente bem com o meu peso actual se estiver vestida, o problema é despida ou de bikini!)
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Agosto 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO