Sexta-feira, 18.05.12

Para quem sempre foi gordinha, o que sempre ambicionei foi "ser magra". Estive em dieta desde os 5 anos e por isso nem sabia o que era quase hidratos de arbono. O que só me trouxe problemas: quando tinha acesso a pão, massa, batata e arroz não me controlava e excedia-me bastante.

 

Até há pouco tempo (mais ou menos 2 anos e meio) nem sabia o que eram calorias. Comia o que queria e como já estava com 89 a 90 kg nem pensava no que comia. Chorava que estava gorda e nada fazia para mudar. Já tinha estado em 4 nutricionistas e nada tinha resolvido o problema de excesso de peso e mais tarde de obesidade. Corrijo-me aqui, já aqui: houve poucas alturas na vida em que tive excesso de peso, o mais comum era estar em situação de obesidade.

 

Com o meu 1,47 cm de altura, a diferença entre estar dentro do peso normal (com 1.47 o meu peso ideal está entre 40kg e 54 kg) e estar obesa é somente 11 kg. Com imc de 25 são 54 kg e com imc 30 é 65 kg.  

 

Com 1,57 cm a diferença é consideravelmente maior: imc 25  significa 61,5 kg e imc 30 - 74 kg (diferença de 12,5 kg)

 

Com 1,67 cm começa a aumentar consideravelmente esse fosso: imc 25 com 70 kg e imc 30 com 84 kg (diferença de 14 kg)

 

Com Imc 25 não estarei magra... terei somente um peso no limiar entre peso normal e excesso de peso. Foi estabelecido que o imc ideal para uma mulher (com excepção das mulheres asiáticas) é o imc 22. Para ter imc 22 tenho de pesar 48 kg...

 

Mas se tivesse 1,57 (com imc 22) podia pesar 54 kg. E se eu fosse alta, aí com 1,67, (com imc 22) podia pesar 61 kg.

 

Estes são valores bastante aceitáveis e normais. Mas imaginem que eu queria ter um imc de 20... nesse caso com o meu 1,47 tinha de pesar 43,5 kg.

 

E aqui vocês podem abrir os olhos, a boca e soltarem também um "oh meu Deus!" e podem dizer que isso é peso de criança. Mas uma pessoa com 1,67 e imc 20 pesa 55 kg e ninguém acha estranho!

 

A Angelina Jolie, modelo de perfeição... patati, patatá, 1,73 cm e 48 kg - imc 16 (abaixo do seu peso ideal).  Eu, pequenina que dá dó... para ter imc 18,5, limiar do peso considerado normal é 48 kg Alerta: ERRADO!!!!!. Mas imaginem que eu queria ser um modelo de perfeição como a Angelina Jolie... que peso teria de ter??? Não sei! Ao utilizar o programa online de verificação de peso não posso colocar valores abaixo de 40 kg (imc 18.5) porque dá logo erro!

 

Eu sei que isto são números que não podemos confiar, são valores que nos guiam na definição do que é "normal", do que é equilibrado. Eu não quero pesar menos de 50 kg. O que eu queria era sentir-me bem com o meu corpo. Neste momento peso 57 kg e se por um lado estou super contente por já ter perdido 32/33 kg, há alturas em que fico triste porque uso o 38 e gostava de vestir o 36. Sinto-me gorda... não estou gorda! Eu sei que não estou gorda, mas sinto-me gorda. Estou maciça, não estou gorda e não estou magra!

 

Sinto orgulho na minha boa forma fisica, faço coisas que nunca pensei fazer. Os meus treinos são brutais e quando estou com as crianças não me canso se correr 30 minutos atrás da bola. pego neles ao colo e dou-lhe voltas no ar porque tenho força nos braços que nunca tive até agora.

 

Por vezes sinto-me poderosa, forte e imbatível mas depois começo a apontar-me defeitos... tive 3 filhos de cesariana... a minha barriga nunca poderá ser igual. Há coisa de 2 anos vi a barriga de uma rapariga magra, muito magra, que teve um filho, só um, de cesariana e ela tinha uma pequena prega na barriga, parecia um rolinho... mas eu não sou magra e tive 3 filhos de cesariana... não quero saber das estrias, do peito que nunca mais vai ser o mesmo (amamentei muito tempo os meus filhos, 8 meses do Pipo e o João 11 meses. a raquel não tinha força para mamar e então aluguei uma bomba extraordinária que me permitiu alimentá-la, de biberão, com o meu próprio leite os seus primeiros 3 meses de vida). O que custa é ver a barriga... e se eu tirasse a barriga com cirurgia não pensava em perder mais peso. Porque tudo o resto me agrada.

 

Na terça feira fui á praia e usei bikini (primeira vez nos últimos 25 anos. Fui de vestido de alças e quando o meu marido chegou a casa não se cansou de me gabar os braços. Tirou-me umas fotos e tive de fazer uma pose de "biggest looser"...

 

Vejam:

 

   e a pose... 

 

 Adoro como estão a ficar os meus ombros e os braços. Os braços com músculos bem definidos e os ombros direitinhos. 

 

Agora já só falta o resto...

beijinhos,

Sofia

 

 

publicado por 80nuncamais às 00:34 | link do post | favorito

CorretorEmoji

Notificações de respostas serão enviadas por e-mail.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
Maio 2012
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
12
14
17
21
23
24
25
26
27
29
31
tags

todas as tags

favorito

...

últ. comentários
Estás como eu... aumenta, aumenta, aumenta... não ...
Rita - envie-me o seu mail e terei o maior prazer ...
As sementes de Chia podem encontrar-se em qualquer...
Onde compram as sementes de chia?
Bom dia!Gostaria de lhe fazer algumas perguntas so...
Gostei do que li, mas tem de ser mais animado. Que...
Bom diaA sua receita é muito boa mas cuidado com a...
A dor...Escrever faz bem. Não passa, não apaga nad...
Já experimentei receita parecida, fica muito bom n...
Posts mais comentados
blogs SAPO
subscrever feeds